• 30/05/2019
  • por Resenha Politika

Executiva

ACM Neto e Efraim Filho são eleitos presidente e vice nacional do DEM

ACM Neto e Efraim Filho são eleitos presidente e vice nacional do DEM

Em convenção em Brasília, o DEM reelegeu nesta quinta-feira (30) o prefeito de Salvador, ACM Neto, presidente nacional da legenda e o deputado federal paraibano, Efraim Filho, como vice-presidente.

Ele foi reconduzido ao cargo por aclamação entre os presentes. Ou seja, não houve votação.

ACM Neto assumiu o comando do partido em março do ano passado, em substituição ao ex-senador José Agripino (RN), que ficou sete anos no comando do partido.

Ao chegar para a convenção, ACM Neto foi questionado pela imprensa sobre se o partido poderia declarar apoio formal ao governo Jair Bolsonaro. Em razão de haver três ministros filiados ao DEM na Esplanada, o partido costuma ser cobrado por correligionários do presidente.

ACM Neto ressaltou que o objetivo da convenção era “definir a direção partidária para os próximos três anos” e não a questão sobre o apoio, formal ou não, ao Bolsonaro.

“O partido todo vai se unir em torno da reforma da Previdência. É algo que a gente quer deixar muito claro para o Brasil. Então, o nosso compromisso é com a agenda, sobretudo, de reformas econômicas do país. Essa discussão de apoio formal ou não ao governo não está em pauta”, afirmou.

Entre os presentes ao evento, que aconteceu em um auditório da Câmara dos Deputados, estavam o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Eleições

Até 2007, o DEM se chamou Partido da Frente Liberal (PFL). O partido só teve candidato próprio à Presidência da República em 1989, com a candidatura de Aureliano Chaves. Desde então, o partido tem sido aliado do PSDB nas eleições.

No ano passado, a legenda ensaiou lançar o nome de Rodrigo Maia (RJ), mas a candidatura não decolou.

No primeiro turno, o DEM apoiou a candidatura do tucano Geraldo Alckmin (PSDB-SP). Já no segundo turno, o partido se declarou neutro na disputa, mas alguns integrantes, como o próprio ACM Neto, declararam apoio a Jair Bolsonaro (PSL).

G1