• 19/06/2022
  • por Resenha Politika

Brasília

Frei Anastácio afirma que CPI da Petrobras é mais uma mentira e não vai impedir aumentos nos preços dos combustíveis

Frei Anastácio afirma que CPI da Petrobras é mais uma mentira e não vai impedir aumentos nos preços dos combustíveis

O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) afirmou que a CPI da Petrobras, anunciada por Bolsonaro, é mais uma mentira do presidente, uma distração e uma forma que o presidente utiliza, em vão, para tentar se livrar da culpa dos constantes aumentos nos preços dos combustíveis. “Para resolver esse assalto no bolso do povo é preciso mudar a política de preços da Petrobras, mas Bolsonaro não quer desagradar os acionistas”, disse o deputado. 

O parlamentar ressaltou que a CPI é uma falácia, é mais uma Fake News administrativa eleitoreira do governo Bolsonaro. “Com essa mentira, Bolsonaro confunde os desinformados e alimenta a base de fanáticos que ele tem. Esses, sim, acreditam nesse ‘canto da sereia’, que tenta desviar as atenções também de outros problemas graves do desgoverno da fome, da miséria, da inflação, da carestia, da fila do osso, dos desempregados, subempregados, das famílias nas ruas, do genocídio na pandemia, de mais de 33 milhões passando fome e de mais da metade da nação em insegurança alimentar”, relatou.

Frei Anastácio enfatizou que Bolsonaro tem maioria no Conselho Administrativo da Petrobras e o governo brasileiro é detentor de mais de 50% das ações da estatal. Segundo o parlamentar, assim como é culpado pelos aumentos dos combustíveis, Bolsonaro também pode mudar a política de dolarização dos preços da Petrobras, é só querer.

Lula resolverá

O deputado alertou que, mesmo com esses recentes aumentos, a contabilidade da Petrobras afirma que há um déficit de preços. Com isso, poderão acontecer novos aumentos em breve. “A partir de janeiro, com Lula presidente, a nação brasileira vai ver a mudança da política de preços da estatal voltar ao que era no governo do PT. Essa exploração no bolso do povo começou depois do golpe que retirou Dilma do poder, em 2016. Foi Temer que alinhou os preços da Petrobras ao mercado internacional, e a empresa passou a dar lucros bilionários aos acionistas retirando dinheiro do bolso dos brasileiros e brasileiras para enriquecer ainda mais os acionistas, principalmente, estrangeiros. Isso vai acabar com Lula presidente”, garantiu.