- 04/07/2024
- por Resenha Politika
Laboratório de Roteiro do Cine Açude Grande abre inscrições para pessoas do Sertão da PB
Se você tem alguma ideia de filme, documentário e deseja colocar em prática, ou ainda se quer aprender a criar do zero projetos audiovisuais, participe do Lab Açude Grande de Roteiro 2024, que está com inscrições abertas a partir desta quinta-feira (20). O laboratório é gratuito e vai acontecer nos dias 20 e 21 de agosto, presencialmente, em Cajazeiras, no Sertão paraibano, durante a edição especial do V Cine Açude Grande.
As inscrições para o Lab Açude Grande de Roteiro 2024 são gratuitas e podem ser feitas de 20 de junho a 15 de julho de 2024, por meio do preenchimento de um formulário online de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdlU7JuqiKpx6i6Lwb8rtjU6qNCADH8WSQGu3SQKeUMjeh2zg/viewform.
*Regras para participar*
Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos que moram no Sertão da Paraíba;
Cada candidato/candidata pode se inscrever com apenas um projeto;
Caso o projeto tenha mais de um roteirista, apenas um poderá representar;
No ato da inscrição, será solicitado que o candidato/candidata apresente um argumento livre contendo a narrativa de seu projeto, ou seja, a história que queira trabalhar na construção de seu roteiro. Não terá exigência com relação ao tamanho, apenas que tenha coerência com o que precisa ser trabalhado.
*Sobre o Cine Açude Grande*
O Cine Açude Grande – Festival de Cinema de Cajazeiras é uma iniciativa que oferece uma ampla diversidade de produções cinematográficas, com a proposta de democratizar o acesso a filmes de produções regionais e nacionais, por meio de sessões públicas na cidade de Cajazeiras, Paraíba.
Este ano, o evento é realizado por meio do edital da Lei Paulo Gustavo da Paraíba e do Edital de Concessão de Fomento às Mostras e Festivais de Audiovisual, realização da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, Governo da Paraíba, Ministério da Cultura e Governo Federal.
A população terá a oportunidade de assistir GRATUITAMENTE aos mais recentes filmes brasileiros e paraibanos que não circulam nas grandes mídias nacionais, bem como de participar de oficinas e fóruns sobre o audiovisual e sua difusão em nosso estado.
Além de incentivar a produção e difundir o cinema nacional, propiciando encontro do público com estes filmes, estimulando novas ideias, intercâmbios e gerando reflexões sobre cinema e arte, a programação prevê a realização de oficinas, workshops, exibição de filmes, além de debates, shows e apresentações culturais.
A novidade este ano é que o Festival ganhará uma edição itinerante extra. No mês de agosto (20 e 21) a programação acontecerá em três ambientes distintos, entre a cidade e a zona rural. Com mostras não competitivas, oficinas, exibições e um laboratório de roteiro.
Já em setembro (05, 06 e 07) acontecem as exibições e mostras competitivas ao lado do Açude Grande, além de oficinas, workshops, mesa redonda, música e mais artes integradas. Também haverá uma Feira com empreendedoras locais.
A homenageada em 2024 será a atriz Zezita Mattos e sua presença será um dos pontos altos desta edição.
O Festival tem a produção da Estrela Miuda Filmes e Incartaz, com co-produção da Fita Verde Produções e Gravura Filmes. Conta com o apoio da UFCG, Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, Projeto Cinetesc, Prefeitura Municipal de Cajazeiras e Centro Cultural Banco do Nordeste/Sousa.
Foto: Marconi Cruz