• 15/06/2022
  • por Resenha Politika

Um em cada seis idosos sofre violência; denúncias cresceram 59% na pandemia

Um em cada seis idosos sofre violência; denúncias cresceram 59% na pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que pelo menos 15,7% da população idosa está submetida a um tipo de violência. Ou seja, um em cada seis idosos sofre violência em todo o mundo. Dados do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) mostram que durante a pandemia da covid-19, o número de denúncias de casos de violência contra o idoso aumentou em 59%.

 Nesta quarta-feira (15), Dia Mundial de Combate à violência contra as pessoas idosas, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) defendeu medidas e políticas públicas que possam mudar a realidade de violência e afirmou que o legislativo tem função importante para mudar essa realidade. O parlamentar também realiza uma campanha nas suas redes sociais alertando sobre os tipos de violência e como denunciar. 
O idoso pode sofrer violência de vários tipos: física, psicológica, doméstica, negligência e abandono, institucional, abuso financeiro, patrimonial, sexual, discriminação. Nós estamos falhando, pois não estamos oferecendo o cuidado necessário e a proteção que os nossos idosos precisam e merecem”, destacou.

O parlamentar é autor da Lei nº 11.855/2021, que garante a implantação do projeto para institucionalizar o programa Sorriso Saudável na terceira idade, que é voltado para pessoas que moram em clínicas, residências geriátricas, instituições de longa permanência, casas-lares ou similares. Também é de sua autoria a Lei nº 11.182/2018 que cria o cadastro estadual de profissionais que trabalham ou cuidam de idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes.

Campanha - Jutay convidou a população a apoiar a campanha ‘Adote um Idoso’, desenvolvida pelo Ministério Público Estadual. A iniciativa tem o objetivo de incentivar as pessoas a ajudarem um idoso que esteja em instituições de longa permanência. A ajuda pode ser material, mas deve ser principalmente afetiva.

 Qualquer pessoa pode participar, seja levando algum item a fim de presentear um idoso, seja levando tempo e carinho em algum dia da semana. Mais informações sobre a campanha ‘Adote um Idoso’ podem ser obtidas na Promotoria da Cidadania e Direitos Fundamentais de João Pessoa, na Rua Rodrigues Chaves, 65, Centro, João Pessoa. Tel: 2107-6107.