• 09/12/2021
  • por Resenha Politika

Festival

16º Fest Aruanda abre com exibição de filmes e reforça programação com debates, oficinas, lançamento de livros e homenagens especiais

16º Fest Aruanda abre com exibição de filmes e reforça programação com debates, oficinas, lançamento de livros e homenagens especiais

A “magia da sala" escura está de volta. Começa hoje (9) e vai até o dia 15 a 16º edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro. Este ano, a programação será híbrida e acontece pelas salas da Cinépolis (Manaíra Shopping) e Plataforma AruandaPlay, com mais de 60 filmes, debates, oficinas e homenagens especiais. A solenidade de abertura será na sala 9 do Cinépolis, às 19h30.

Nesta edição, o festival se expande para a internacionalização e contempla longas brasileiros exibidos primeiro em circuito de festivais da Europa e Estados Unidos. Entre os homenageados desta edição, estão o maestro, compositor e regente José Siqueira, e o cineasta paraibano Ely Marques, ambos in memoriam. Também serão homenageados o diretor e roteirista W. J. Solha,  o o ator Othon Bastos e a montadora premiada Cristina Amaral.

Além dos debates, o Aruanda traz ainda ações de formação, como a Oficina Aruanda Cagepa de Roteiro para Animação, com o diretor e roteirista Frederico Pinto, e o II Laboratório Aruanda Energisa Projetos Narrativas Híbridas (Doc, Fic ou ambos), com a diretora e roteirista Susanna Lira. Todas serão on-line. 

Entre as presenças especiais no Aruanda, estarão presencialmente o cantor Ney Matogrosso e o ator que estreia como diretor, Luiz Carlos Vasconcelos

Mostras e premiações - As exibições dos filmes serão realizadas na sala 9, com capacidade de 50%, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias. 

O Comitê de Seleção de curtas-metragens foi formado pelos jornalistas e críticos de cinema, Amilton Pinheiro e Marcus Mello (ambos da Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema), e a diretora e curadora Camila de Moraes. 

 

O juri mostra competitiva Nacional foi composto por: Sandra Corveloni, Cristina Amaral (presidente do júri) e Cesar Meneghetti. 

O júri Sob o Céu Nordestino, por Paulo Vieira, Ingrid Trigueiro e Wolney Oliveira (presidente). 

Júri Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Roberto Cotta, André Dib e Carine Fiúza. 

Júri da Mostra Internacional, composto por Manuel José Damásio, Felipe Roque do Vale, João Lobo , Raquel Ferreira e Lúcio Vilar

Júri da Mostra Universitária Independente, por Ana Célia Gomes, Igor da Nóbrega Gomes e Sérgio Silveira.

A solenidade de premiação será na quarta-feira (15), na sala 9 no Cinépolis.

Patrocínios - A 16ª edição do Fest Aruanda tem patrocínio master do Grupo Energisa, da Cagepa e  copatrocínio da PBGás via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, sob a chancela do CCHLA-UFPB e da Bolandeir@rte&Films, produtora do evento. 

A assessoria de imprensa local fica por conta da Vivass Assessoria & Comunicação, e a nacional, feita pela agência ProCultura. 

Acesse o site e confira a programção completa: www.festaruanda.com.br

Comentários