• 24/10/2017
  • por Resenha Politika

A Crise nos municípios - Com apenas 2.749 mil habitantes, cidade de Joca Claudino tem 19 secretarias - Por Gilberto Lira

Joca Claudino – Com apenas 2.749 habitantes, a cidade de Joca Claudino, localizada na Microregião de Cajazeiras, foi destaque nos últimos anos por está inserida na lista da Operação Andaime que apurou através do Ministério Público Federal desvios de recursos públicos e fraudes em licitações. Segundo os órgãos envolvidos na operação, o esquema era centrado em duas empresas fantasmas.

A Operação Andaime foi deflagrada na sexta-feira, 26 de junho de 2015, numa ação conjunta do MPF, CGU e PF, para desarticular quadrilha especializada em fraudar licitações em obras e serviços de engenharia executados por 16 prefeituras do Alto Sertão da Paraíba. Estima-se em R$ 18.337.000,00 o montante de verbas federais alcançadas pelos criminosos.

Mesmo com a crise financeira, débitos com credores, escândalos envolvendo ex-gestores e até impasses como o INSS, a prefeitura de Joca Claudino continua sendo literalmente um verdadeiro cabide de empregos. Mesmo com a eleição da nova gestora e algumas mudanças implantadas pela prefeita Jordana Lopes (PTB), o comprometimento politico com aliados permanece e os gastos aumentaram.

Em recente busca no Sagres do Tribunal de Contas da Paraíba, o Portal Resenha Politika dentificou que a pequena e pacata do alto sertão paraibano possui 19 secretárias, sendo 10 de primeiro escalão e 09 executivas. Se não bastasse o número de cargos comissionados aumentou e hoje a folha supera a casa de R$ 70 mil.

Fazendo um comparativo com Cajazeiras, cidade polo da região que tem quase setenta mil habitantes, os números são iguais. A gestão do prefeito José Aldemir (PP) também tem dezenove (19) secretarias.

Os prefeitos na grande maioria reclamam das quedas de recursos, choram e pedem esmolas em Brasilia e apelam aos senadores e deputados um olhar diferente por parte da união, mas não fazem seu dever de casa.

Por Gilberto Lira- Resenha Politika

Comentários