- 03/05/2024
- por Resenha Politika
A partir de 2051, INSS terá mais aposentados do que contribuintes; entenda
Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que a partir de 2051 o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) terá mais aposentados do que trabalhadores em idade ativa no mercado de trabalho contribuindo para previdência.
Conforme os dados, atualmente a previdência social possui menos de dois contribuintes para cada beneficiário no regime geral. A tendência é que esse quadro se deteriore nos próximos anos.
O quadro é preocupante na medida em que o sistema previdenciário do INSS institui que os trabalhadores da ativa contribuam com a previdência e ajudem a sustentar o sistema de pagamento de benefícios para os atuais beneficiários.
Na pesquisa intitulada "Evolução e projeção de longo prazo de contribuintes e beneficiários e implicações para o financiamento da Previdência Social", de Rogério Costanzi e Graziela Ansiliero, é destacada a problemática da mudança de perfil da nossa população.
Conforme dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pirâmide etária do Brasil vem modificando e a população idosa cresce.