• 26/08/2024
  • por Resenha Politika

Ações e julgamentos do TSE incentivam a equidade de gênero nas esferas eleitoral e política

Ações e julgamentos do TSE incentivam a equidade de gênero nas esferas eleitoral e política

O compromisso com a representatividade e a equidade de gênero é marca da atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Dia Internacional da Igualdade Feminina, o Portal do TSE destaca a luta da Justiça Eleitoral (JE) na defesa dos direitos das mulheres, especialmente nas esferas eleitoral e política.  

Ao longo de sua história, o TSE vem promovendo ações permanentes voltadas ao incentivo à participação feminina nos espaços de poder. Neste ano, de maio a junho, a campanha “Mulher na política é outra história” foi veiculada em emissoras de rádio e televisão para incentivar a atuação política de mulheres, principalmente devido à proximidade das Eleições Municipais de 2024.  

O Tribunal também mantém a página TSE Mulheres, que apresenta, além das comissões e campanhas já realizadas pelo órgão, estatísticas sobre a participação feminina na política e toda a legislação pertinente ao tema. 

O dia 26 de agosto foi escolhido, em 1973, para celebrar o Dia Internacional da Igualdade Feminina, em razão da conquista do voto das mulheres nos Estados Unidos, ocorrida em 1920. A emenda à Constituição Americana influenciou o movimento pelo direito feminino ao voto em torno do mundo. No Brasil, o voto das mulheres foi assegurado pela legislação em 1932. 

Eleitorado 

Atualmente, as mulheres compõem a maior parte do eleitorado brasileiro: mais de 52% do total, o que equivale a 81.806.914 eleitoras. Já os homens somam 74.076.997 e correspondem a 48% do eleitorado. Outros 28.769 votantes não informaram o gênero com o qual se identificam, o que representa 0,02% do total de eleitores.  

 

Comentários