• 13/03/2019
  • por Resenha Politika

Aviação

Aeroporto de Juazeiro do Norte será leiloado nesta sexta-feira e seis empresas devem participar do certame

Aeroporto de Juazeiro do Norte será leiloado nesta sexta-feira e seis empresas devem participar do certame

O leilão para concessão do Aeroporto de Juazeiro do Norte deve contar com a participação de pelo menos seis empresas. Três tiveram contato direto com fontes da Prefeitura do município. Outras três buscaram informações por conta própria. O certame acontecerá em São Paulo, na sede do Ibovespa, na sexta-feira, 15. Ao todo serão leiloados 12 terminais divididos em três blocos.

Conforme O POVO publicou, em 30 de dezembro de 2018, as operadoras aeroportuárias internacionais Vinci (França), Zurich (Suiça), Fraport (Alemanha) e Pátria Investimentos (São Paulo) visitaram a cidade interessadas no empreendimento.

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Juazeiro do Norte, Michel Oliveira Araújo, disse que a expectativa na região do Cariri para o leilão é grande para a nova administração do aeroporto, que atualmente atua no limite de sua capacidade. "Esperamos que uma das grandes concessionárias internacionais, que devem vir mais dispostas a fazer investimentos, ganhe e que possa dar uma alavancada no Aeroporto de Juazeiro do Norte", complementa.

Com a confirmação da Prefeitura sobre as visitas ao município, a tendência é que pelo menos seis empresas realizem ofertas pelo Aeroporto de Juazeiro, que encerrou o ano passado com movimentação recorde de passageiros. Foram 563,5 mil embarques e desembarques. Crescimento de 3,92% em um ano. Em São Paulo, representando o Ceará no leilão, estará o governador do Estado, Camilo Santana (PT).

Ontem, na sede da Bolsa de Valores, o movimento de representantes de empresas foi agitado. Com vista no leilão de sexta-feira, pelo menos seis grupos entregaram propostas, incluindo a CCR, a Socicam, francesa ADP e a espanhola Aena. Também estiveram no local representantes da Vinci, Pátria Avialliance, entre outros.

Para Michel, as exigências são menos rígidas ante o leilão de Fortaleza. Ele acrescenta que, junto do Aeroporto de Recife, o de Juazeiro é superavitário dentre os leiloados.

Na alta estação de 2018, o aeroporto chegou a registrar até dezoito operações de pousos e decolagens comerciais regulares por dia, nove voos diários operados por três empresas aéreas (Avianca, Azul e Gol). A quantidade pode ser ampliada com investimentos, mesmo que não previstos no contrato de concessão disponibilizado pelo Governo Federal e Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

O POVO tentou contato com a Fraport, alemã que administra desde 2018 o Aeroporto de Fortaleza, para confirmar quem da empresa deve participar do leilão, mas não obteve retorno. (Com Agência Estado)

Comentários