• 25/10/2019
  • por Resenha Politika

Brasília

Aguinaldo volta a ser citado entre os políticos influentes no Congresso

 Aguinaldo volta a ser citado entre os políticos influentes no Congresso

Líder da Maioria na Câmara Federal, o deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro, do Progressistas, voltou a ser apontado como um dos principais parlamentares no Congresso Nacional, integrando a elite do Parlamento brasileiro e influenciando e influenciando, através do seu trabalho e posicionamento, as decisões do Executivo federal. Além de Aguinaldo, sua irmã, a senadora Daniella Ribeiro, também do PP e que está no exercício do primeiro mandato no Senado Federal foi apontada como uma das lideranças formais no Congresso, conquistando o quarto lugar entre os senadores.

Conforme levantamento feito pela consultoria Arko Advice, que divulgou esta semana o ranking da elite parlamentar de 2019, Aguinaldo Ribeiro figura em primeiro lugar como liderança formal, ou seja, como principal político a ter uma agenda efetiva de encaminhamento de deliberações, possuir liderança partidária com peso político proporcional ao número de liderados, participar da presidência e relatoria das comissões especiais ou técnicas, nas quais tramitam as relevantes matérias da agenda legislativa no Congresso. Ao todo, a elite parlamentar é constituída por uma centena de parlamentares, sendo 24 deputados federais e 36 senadores.

A Arko Advice é a principal empresa brasileira de pesquisa e análise política e estratégica e a sondagem que ela promoveu e que apontou Aguinaldo Ribeiro como a principal liderança formal da Câmara dos Deputados foi realizada por uma equipe multidisciplinar que inclui cientistas políticos, sociólogos, jornalistas, economistas, publicitários e advogados. À imprensa, Aguinaldo Ribeiro afirmou que liderar o ranking é motivo de bastante orgulho, mas entende que o reconhecimento é fruto de um trabalho conjunto com correligionários, assessores e expoentes do Progressistas e de outros partidos – enfim, um trabalho de equipe. “Agradeço esse reconhecimento primeiramente a Deus e também a toda a minha equipe de trabalho. Esse primeiro lugar não é reflexo de ação individual, mas representa a união e o desempenho de um grupo de pessoas no Progressistas, nos demais partidos, assim como toda a equipe que atuou ao meu lado”, enfatizou.

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro pertence a uma tradicional família política paraibana, que tem como expoente, ainda, seu pai, Enivaldo Ribeiro, ex-deputado estadual, federal e vice-prefeito de Campina Grande. Aguinaldo já foi deputado estadual, ocupou pastas administrativas em governos na Paraíba e foi ministro das Cidades no governo da presidente Dilma Rousseff (PT), líder da bancada do PP na Câmara Federal, líder do governo de Michel Temer naquela Casa e, atualmente, líder da Maioria, no governo Jair Bolsonaro. É visto por setores da mídia como ligado ao “Centrão”, mas teve atuação decisiva nos bastidores para aprovação da reforma do projeto da Previdência Social na Câmara.

Os Guedes

Comentários