• 15/11/2021
  • por Resenha Politika

Cultura

Atriz cajazeirense Marcélia Cartaxo será homenageada em Festival de Cinema

Atriz cajazeirense Marcélia Cartaxo será homenageada em Festival de Cinema

28ª edição do Festival de Cinema de Vitória, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de novembro, em formato on-line e gratuito, revelou que a atriz e diretora Marcélia Cartaxo será a homenageada nacional deste ano. Com isso, receberá o Caderno da Homenageada e o Troféu Vitória na cerimônia de abertura do evento.

Nascida em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, Marcélia é um dos grandes nomes da atuação no Brasil. Com mais de 40 anos de carreira, a atriz já interpretou os mais diversos tipos: de freira a prostituta, de mãe a avó, ela imprime o sonho, a força, a luta e a realidade da mulher brasileira em suas atuações. Com participações no teatro e na televisão, foi no cinema que ela construiu uma carreira sólida e com personagens que entraram para a história do audiovisual brasileiro.

Entre os destaques estão a prostituta Laurita, de Madame Satã, de Karim Aïnouz, quando foi escolhida a melhor atriz no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro; a bailarina incomum em Pacarrete, de Allan Deberton, que lhe rendeu diversos prêmios, entre eles, melhor atriz em Gramado e Vitória; a mãe do protagonista Francisco, no longa-metragem Big Jato, de Cláudio Assis, que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Festival de Cinema de Brasília; entre outros.

Sua estreia no cinema aconteceu em 1985, em A Hora da Estrela, quando interpretou uma das personagens mais emblemáticas da literatura brasileira: Macabéa, do livro homônimo de Clarice Lispector. Ao dar vida a ingênua datilógrafa, que se muda do Nordeste para São Paulo, no filme de Suzana AmaralMarcélia ganhou o mundo e recebeu, entre outros prêmios, o Urso de Prata de melhor atriz no Festival de Berlim.

Nos últimos anos, além da atuação, Cartaxo também vem atuando atrás das câmeras e exercendo a função de diretora. São dela os curtas-metragens Tempo de Ira (2003), De Lua (2013), Redemunho (2016) e Casa do Louvor (2020) que ampliam o seu universo de grande contadora de histórias e comprovam a sua importância para a cultura brasileira.

Segundo Lucia Caus, diretora do Festival de Cinema de Vitória, é uma honra poder homenagear uma profissional da importância da atriz: “Marcélia Cartaxo é uma artista que usa o seu trabalho para jogar luz sobre as inúmeras possibilidades de existência. Uma profissional versátil, extremamente talentosa e uma pessoa doce e divertida. Um ser humano especial. É uma honra para o festival poder homenageá-la”.

Coisas de Cajazeiras/CINE VICTOR

Comentários