• 12/08/2021
  • por Resenha Politika

Previdência

Autor de Projeto para suspender prova de vida de beneficiários do INSS, Veneziano explica suspensão aprovada no Senado

Autor de Projeto para suspender prova de vida de beneficiários do INSS, Veneziano explica suspensão aprovada no Senado

O vice-presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) publicou um vídeo em suas redes sociais no qual explica a decisão, na noite desta quarta-feira (11), do Senado Federal, de manter a suspensão da prova de vida dos beneficiários do INSS durante a pandemia da Covid-19 e os benefícios que a suspensão trará para aposentados e pensionistas.

 

Para ver o vídeo, acesse o link: https://youtu.be/yihipl1dUsE

 

Em maio deste ano, Veneziano apresentou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL nº 218/2021) para suspender a prova de vida de beneficiários do INSS enquanto durasse a pandemia, iniciando a discussão sobre um fato que preocupava a todos, na época, e que continua a preocupar ainda hoje.

 

À Agência Senado, Veneziano declarou que a matéria é indiscutivelmente justa, tendo em vista a existência de milhões de brasileiros, espalhados por todos os estados, “que passam pela inconveniência, pelo constrangimento e pela imposição” da prova de vida em plena pandemia.

 

Além disso, o senador paraibano voltou a cobrar a votação do seu Projeto de Decreto Legislativo que susta a Portaria do INSS 1.299/2012, que exige a chamada prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS.

“A portaria cobrou, a partir de 1º de junho, a presença dos cidadãos para comprovação de vida. O PDL não tramitou. Agora estamos votando um substitutivo por força de iniciativa legislativa bem posta por Jorginho Mello, mas perdemos a oportunidade de ter dado sequência legislativa ao PDL. Em junho, julho e agosto milhões de pessoas tiveram que se submeter à comprovação de vida”, declarou o Vice-presidente do Senado.

Matéria Aprovada - O Senado aprovou na noite desta quarta-feira (11) substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei que suspende até 31 de dezembro de 2021 a exigência de comprovação de vida dos beneficiários perante o INSS – a chamada "prova de vida", que é feita para que o segurado continue a receber os respectivos benefícios. O projeto de lei (PL 385/2021) será encaminhado à sanção do presidente da República.

De autoria do senador Jorginho Mello (PL-SC), o projeto original estabelecia medidas alternativas de prova de vida para beneficiários da Previdência Social. Com as alterações feitas na Câmara, a matéria retornou ao Senado, voltando a ficar sob a relatoria do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), que manteve o substitutivo apresentado pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), que havia sido aprovado na Câmara em 14 de julho. Esse substitutivo retirou do texto a permissão de uso de outros meios para o segurado do INSS realizar a prova de vida.

Assessoria de Imprensa

Senador Veneziano Vital do Rêgo – MDB/PB

Vice-Presidente do Senado Federal

Comentários