• 23/06/2020
  • por Resenha Politika

Social

Auxílio emergencial aceita inscrições até 2 de julho; saiba tudo sobre o benefício

Auxílio emergencial aceita inscrições até 2 de julho; saiba tudo sobre o benefício

As solicitações para o auxílio emergencial estão abertas até dia 2 de julho de 2020, por meio do aplicativo ou do site da Caixa Econômica Federal, informa o Ministério da Cidadania (MC). O benefício de R$ 600 (R$ 1.200 para mães solo) foi criado para aliviar a perda de renda da população afetada pela crise econômica gerada pela Covid-19.

Ele é destinado para trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos, desempregados e pessoas registradas no Bolsa Família e Cadastro Único. Os aprovados recebem o auxílio emergencial por três meses. A seguir, O POVO elencou tudo o que você precisa saber sobre o auxílio emergencial:

Ainda é possível pedir o auxílio emergencial?

O período de inscrições para recebimento do auxílio emergencial está aberto até dia 2 de julho de 2020. É possível se cadastrar pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, disponível para IOS e Android.

Para os trabalhadores que já estavam inscritos no Cadastro Único até 2 de abril de 2020, o auxílio emergencial já foi verificado automaticamente. Para quem se cadastrou depois desta data, deve solicitar o auxílio emergencial também até o dia 2 de julho, pelos mesmos endereços eletrônicos.

Os novos beneficiários do Bolsa Família também serão contemplados com o auxílio emergencial até a folha de pagamentos de julho, afirma o MC, desde que o auxílio seja mais vantajoso para a família. Neste período o Bolsa Família fica suspenso.

Em todos os casos, é importante informar a maior quantidade de dados possíveis, dados estes que precisam ser verdadeiros e estar de acordo com os respectivos documentos pessoais.

Até quando o auxílio será recebido?

Cada pessoa tem direito a receber o auxílio emergencial durante três meses consecutivos. Aqueles que se inscreverem no benefício até o dia 2 de julho também receberão por três meses.

O Ministério da Cidadania não deu novas informações sobre a possibilidade de expandir o tempo de recebimento do pagamento. Em maio, o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, afirmou em live que o auxílio poderia ser mantido após o fim da pandemia.  

Segundo ele, o governo estava discutindo se o benefício e outras medidas de socorro deveriam durar os três meses inicialmente planejados ou se deveriam ser desmontadas gradualmente, num processo de transição para um novo modelo econômico.

Comentários