• 05/04/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Balanço de março: Opera Paraíba realiza mais de 40 cirurgias por dia

Balanço de março: Opera Paraíba realiza mais de 40 cirurgias por dia

O terceiro mês do ano terminou com mais 1.303 pessoas fora da fila de espera por uma cirurgia eletiva na Paraíba. O número dá uma média de 42 procedimentos realizados diariamente. As intervenções aconteceram nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Queimadas, Itabaiana, Monteiro e Patos.
 
A agricultora Maria José Silva, da zona rural de São José dos Cordeiros, no Cariri do estado, sentia muitas dores provocadas por uma hérnia umbilical, e foi por meio do Opera Paraíba que ela conseguiu melhorar a saúde. A cirurgia de dona Maria José aconteceu no Hospital Santa Filomena, no município de Monteiro.
 
“Eu não podia fazer nada, serviço pesado eu não conseguia fazer. Eu tive fé e agora venci. Esse programa tem ajudado muita gente. Agora, por onde eu passar, vou falar bem do Opera Paraíba”, comentou.
 
A professora Silvane Oliveira, de Itatuba, também foi beneficiada pelo programa. Ela fez cirurgia de vesícula, no Hospital Regional de Itabaiana. “Estou aqui operada, muito bem assistida, uma equipe excelente que está neste programa”, relatou.
 
O mês de março ainda marcou o retorno das cirurgias pediátricas realizadas pelo Opera Paraíba. As intervenções aconteceram no Hospital de Clínicas de Campina Grande, onde foram feitas cirurgias da otorrinolaringologia. Foi aí também que o programa deu início à realização de cirurgias de proctologia.
 
De janeiro até agora, foram realizados mais de 2.500 procedimentos por meio do Opera Paraíba, contemplando usuários de todas as regiões do estado.
 
“Com o programa acontecendo de forma permanente, e os constantes investimentos do Governo do Estado, como a entrega de equipamentos em hospitais de toda a rede, nós vemos uma outra Paraíba, no quesito saúde”, enfatizou a secretária de Saúde do Estado, Renata Nóbrega.
 

Comentários