• 26/05/2022
  • por Resenha Politika

Campanha para doação de cabelos a pacientes oncológicos agora é lei na Paraíba

Campanha para doação de cabelos a pacientes oncológicos agora é lei na Paraíba

 

“O cabelo resgata a autoestima e contribui para o sucesso do tratamento”, a frase foi da gerente administrativa da Rede Feminina de Combate ao Câncer da Paraíba, Carla Bezerra, ao comentar sobre a Lei 12.304/2022, de autoria do deputado estadual Wilson Filho, que torna obrigatória a realização de campanha de conscientização e incentivo à doação de cabelos Corte Solidário, destinados a pessoas com alopecia induzida por quimioterapia. 

A lei foi publicada na edição do Diário Oficial da Paraíba desta quarta-feira (25), após ser sancionada pelo governador João Azevêdo. O texto especifica que os cabelos arrecadados deverão ter no mínimo 30 centímetros de comprimento e deverão ser destinados somente à confecção gratuita de perucas para pessoas com alopecia, oriunda do tratamento por quimioterapia.

 “A disponibilização de peruca aos pacientes com alopecia, induzida por quimioterapia, promove a melhora do estado emocional geral desses cidadãos, resultando em bem-estar, e melhoria na sua qualidade de vida e autoestima, haja vista que, nem todos os pacientes em tratamento têm condições de adquirir, com recursos próprios, uma peruca”, observou o deputado estadual Wilson Filho, autor da Lei.

A gerente administrativa da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Carla Bezerra, acrescentou que a instituição já realiza um trabalho da doação de perucas e encontra dificuldades para conseguir os cabelos. “Nós realizamos a coleta dos cabelos no Hospital Napoleão Laureano e no São Vicente de Paulo, onde temos urnas para a coleta do material. Porém, a quantidade de doações ainda é pequena. Mensalmente, são doadas uma média de 12 perucas e esta Lei deverá incentivar e ampliar essas doações”, afirmou Carla.

*Mobilização*

Conforme a Lei, a campanha intitulada “Corte Solidário” deverá ser realizada todo dia 27 de novembro de cada ano, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer. O poder público deverá realizar ações de mobilização com entidades assistenciais e com o auxílio da sociedade civil.

O texto ainda estabelece a realização de mutirões e disponibilização de postos de coleta das mechas dos cabelos, além da realização de campanhas publicitárias nos veículos de comunicação.

*Onde doar cabelo?*

*Rede Feminina de Combate ao Câncer*

Rua 12 de outubro, 858, Jaguaribe, João Pessoa.
Telefone: (83) 3241-5373

Comentários