• 23/10/2019
  • por Resenha Politika

Justiça

Capacitação do Programa de Controle Visit alcança comarcas de Sousa, Catolé do Rocha e Itaporanga

Capacitação do Programa de Controle Visit alcança comarcas de Sousa, Catolé do Rocha e Itaporanga

A expansão do Projeto Acesso Seguro, do Tribunal de Justiça da Paraíba, continua alcançando para as comarcas do interior da Paraíba. O objetivo é implementar uma cultura voltada para melhoria da segurança no ambiente de trabalho, estabelecendo normas para o ingresso e permanência de pessoas nas dependências dos prédios Poder Judiciário estadual. Só nos três primeiros dias desta semana, os municípios de Catolé do Rocha, Sousa e Itaporanga receberam visitas técnicas para a instalação do Programa Controle Visit, plataforma fundamental para o pleno funcionamento do Acesso Seguro. 

Até sexta-feira (25), as comarcas de Santa Luzia, Juazeirinho e Umbuzeiro também vão receber a capacitação sobre o Visit. Esta ferramenta, integrada ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP 2.0), permite a identificação de pessoas ao entrar nas dependências dos fóruns ou outros prédios do Judiciário estadual. O software utilizado no Visit captura a imagem do usuário, utilizando uma webcam e faz uma busca automática para saber se aquela pessoa tem contra si um mandado de prisão expedido. Este procedimento é feito durante o cadastramento dos visitantes. 

Segundo coordenador do Projeto Acesso Seguro, Jardel Rufino, o treinamento consiste em vários itens indispensáveis à segurança patrimonial do TJPB e dos usuários dos fóruns. “Dentro da apresentação do software de Controle Visit, capacitamos os servidores das comarcas com demonstração de todas as funcionalidades do programa e repassamos um slide do acesso de um visitante armado, para que os funcionários saibam como se comportar nesses casos”, comentou. 

O coordenador informou que o treinamento ainda consiste na capacitação sobre a funcionalidade do mobiliário específico utilizado no Acesso Seguro (recepção, cabine, armário e caixa de areia). “Também é estudado os tipos de cadastros, relatórios, registros de saída e entrada de pessoas e uso de crachás”, acrescentou Jardel Rufino.

Quem também faz parte da equipe de capacitação do Acesso Seguro, é coronel Josélio. Ele é o responsável por habilitar os vigilantes e policiais militares que estão à disposição do Tribunal de Justiça nas comarcas do interior. “Nós verificamos os equipamentos e normas de segurança, procedimentos de abordagem, relação interpessoal e o posicionamento do mobiliário”, informou.

Conforme a gestora do Acesso Seguro, juíza Michelini de Oliveira Dantas Jatobá, o projeto tem por referência a Resolução nº 176/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário, e funciona, basicamente, controlando o acesso de pessoas às unidades da Justiça estadual, seguindo procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachá de identificação. 

Por Fernando Patriota/Ascom-TJPB

Comentários