- 27/05/2024
- por Resenha Politika
Saúde
Central de Transplantes da Paraíba regista 3ª doação de órgãos em uma semana
A Central de Transplantes da Paraíba registrou, na noite desse domingo (26) a terceira doação de órgãos em um intervalo de apenas uma semana. A ação aconteceu no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa – unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba –, onde o paciente doador estava internado. Essa é a 12ª doação de múltiplos órgãos do ano registrada na unidade.
Vítima de um Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico (AVEH), o paciente doador tinha 49 anos. Após a decisão da família em autorizar a doação dos órgãos, foram doados o fígado, os rins e as córneas, tirando da lista de espera do transplante mais cinco pessoas.
O fígado e o rim esquerdo permaneceram na Paraíba, beneficiando uma mulher de 60 anos e um homem de 48 anos, respectivamente. O rim direito seguiu para uma mulher de 69 anos, em Pernambuco, e as córneas foram encaminhadas ao Banco de Olhos da Paraíba.
A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, enfatiza a importância da família durante o processo. “O ato de doar órgãos pode ser determinante para salvar outras vidas e a importância da família neste processo, em autorizar a doação, é essencial. A partir da sensibilidade da família doadora, cinco pessoas estão tendo a oportunidade de renovar sonhos e um novo recomeço,” destaca.
Atualmente, a Paraíba tem 574 pessoas aguardando um órgão ou tecido, sendo 356 córneas, quatro corações, 24 fígados e 190 rins. Pode ser doador qualquer pessoa que venha a morrer por morte encefálica e que sua família autorize a doação dos órgãos ou tecidos.