• 25/02/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Central de Transplantes registra 5ª doação de órgãos na Paraíba em menos de um mês

Central de Transplantes registra 5ª doação de órgãos na Paraíba em menos de um mês

A madrugada desta sexta-feira (25) no Hospital de Trauma de Campina Grande foi marcada pela solidariedade de uma família que disse ‘sim’ à doação de órgãos. Com esta, a Paraíba contabiliza cinco doações em menos de um mês. O gesto representa o fim da espera para cinco pacientes que viviam a expectativa da realização do transplante.
 
A doação veio de uma paciente de 31 anos, vítima de uma acidente de moto, que teve como causa da morte um traumatismo craniano. Após a confirmação da morte encefálica, foram doados fígado, rins e córneas. Todos os receptores foram paraibanos. Recebeu o fígado, um homem de 55 anos, e os rins foram para dois homens de 34 e 37 anos, respectivamente. As córneas foram encaminhadas para análise no Banco de Olhos.
 
“Estamos numa crescente em número de doações e transplantes realizados aqui na Paraíba, e isso se deve ao remodelamento do trabalho desenvolvido por nossa equipe, e maior conscientização das pessoas para a importância da doação,” explica a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho.
 
Ainda esperam por uma córnea 309 pessoas, 12 aguardam um fígado, 185 um rim, e quatro pacientes estão à espera de um coração.
 
Para ser doador - Para ser doador de órgãos, não é preciso nenhum registro e qualquer pessoa, a princípio, pode se tornar um. Basta informar em vida aos familiares este desejo. A legislação brasileira permite que somente a família autorize a doação de órgãos e tecidos. Após a constatação da morte encefálica, uma avaliação criteriosa é feita para definir quais órgãos e tecidos estão viáveis para doação. Os receptores estão organizados por órgãos, tipos sanguíneos e outras especificações técnicas e fazem parte de uma lista nacional única. Esta listagem apresenta uma ordem cronológica de inscrição, na qual receptores são selecionados nessa ordem, em função da gravidade ou compatibilidade sanguínea e genética com o doador.

Comentários