• 29/07/2022
  • por Resenha Politika

Tecnologia

Chegada do 5G irá mudar configuração de antenas parabólicas no Brasil; saiba o que fazer

Chegada do 5G irá mudar configuração de antenas parabólicas no Brasil; saiba o que fazer

A chegada da internet 5G promete trazer impactos positivos para a produção agrícola no Brasil. Mas, para que a nova tecnologia seja melhor usufruída,  algumas adaptações por parte da população devem ser feitas. É o caso das antenas parabólicas, que vão passar por um processo de migração de sinal para a implementação do 5G no país.

Segundo projeções da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a partir de 30 de junho deste ano, a lista de canais de TV aberta por satélite (TVRO) deverá migrar da Banda C, para a Banda Ku. Neste primeiro momento, a mudança vai acontecer apenas nas capitais brasileiras, e deve ser concluída até 2026 nas demais localidades do Brasil.

A migração da frequência será feita pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), empresa privada que opera com recursos públicos, e que ressalta a importância da mudança para que não haja interferência nas transmissões das parabólicas com a chegada do 5G. Também haverá uma melhora na qualidade de vídeo e áudio da programação acompanhada por antenas parabólicas, segundo a EAF. Outra vantagem são as antenas que serão instaladas na Banda Ku são de um tamanho menor em relação aos modelos tradicionais e ainda mais fáceis de serem instaladas.

Com essa nova migração de frequência, quem possui uma antena parabólica terá que adquirir novos equipamentos para usufruir da programação da TV aberta. Mas as famílias de baixa renda, registradas no Cadastro Único da União receberão os kits de forma gratuita. A EAF estima que cerca de 10 milhões de pessoas fazem parte desse cadastro, onde muitas delas vivem na zona rural.

Comentários