• 22/06/2024
  • por Resenha Politika

Chico Mendes defende volta do Xamegão de Cajazeiras com 30 noites de forró

Chico Mendes defende volta do Xamegão de Cajazeiras com 30 noites de forró

tradicional Xamegão de Cajazeiras, a maior festa junina do município, pode estar de volta em grande estilo. O deputado estadual Chico Mendes(PSB), pré-candidato a prefeito, defendeu o resgate do evento durante entrevista à Rede Diário do Sertão.

Mendes propõe a realização de 30 noites de festa em praça pública, seguindo o modelo idealizado pelo ex-prefeito Vituriano de Abreu (MDB) em 1989, quando o Xamegão chegou a ter um mês de duração com forró e atrações culturais.

O pré-candidato lamentou o cancelamento da festa nas últimas edições pelo atual gestor, Zé Aldemir (Progressistas), atribuindo o ato a motivações eleitoreiras. Ressalta que, apesar da crise econômica, a realização do evento em 2024 é viável graças aos repasses do Governo Federal, Governo do Estado e parcerias com a iniciativa privada.

“Se Vituriano fez [a festa] sem recursos extras, imagina agora com a ajuda do Governo Federal, Governo do Estado e iniciativa privada? É claro que vamos fazer um dos maiores eventos do Nordeste”, afirmou Chico Mendes, confiante na capacidade de realizar o Xamegão.

Mais do que festa, um impulso para a economia local

O Xamegão, além de ser um grande atrativo cultural, também gera renda e emprego para Cajazeiras. Segundo Mendes, a festa movimenta a economia local, beneficiando hotéis, restaurantes, comerciantes e artistas da região.

“O Xamegão não é só festa, é cultura, é emprego, é renda. É a força do turismo que a gente perdeu e que eu quero trazer de volta para Cajazeiras”, disse o pré-candidato.

Mobilização da população

Chico Mendes convida a população de Cajazeiras a se mobilizar pela volta da plenitude do Xamegão em seus 30 dias de festa. O pré-candidato acredita que a festa é um patrimônio cultural da cidade e que deve ser resgatada para o bem do povo.

“O Xamegão é do povo de Cajazeiras. Vamos juntos resgatar essa festa que é a nossa história, a nossa cultura e a nossa tradição”, finalizou Mendes.

A proposta de Chico Mendes para o Xamegão acende a esperança de muitos cajazeirenses que desejam reviver a grandiosidade da festa e os benefícios que ela traz para a cidade. Se concretizada, a volta do Xamegão em 30 dias de festa pode ser um marco na retomada da economia local e na valorização da cultura do município.

Comentários