• 07/03/2022
  • por Resenha Politika

Combustíveis: Petrobras prepara novo reajuste e governo quer subsídio

Combustíveis: Petrobras prepara novo reajuste e governo quer subsídio

A disparada do petróleo no mercado internacional, após a invasão russa à Ucrânia, deve levar a um novo aumento nos preços dos combustíveis no Brasil. Com o tipo Brent, referência global,  ultrapassando a marca de US$ 130 por barril, a Petrobras busca a aprovação do governo para anunciar mais um reajuste. É o que diz a agência de notícias britânica  Reuters .

O último reajuste foi anunciado pela estatal no dia 11 de janeiro, quando os futuros do Brent fecharam a US$ 83,72 por barril, bem abaixo dos níveis atuais. Cálculos da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) apontam que  a defasagem entre o valor da gasolina e do diesel no país e o cobrado lá fora chegou a 25%, o maior patamar registrado em dez anos.

Fontes ouvidas pela Reuters  disseram que a direção da Petrobras alertará o governo sobre um possível desabastecimento em algumas regiões do país. Pequenos omerciantes têm suspendido as importações, pois teriam que vender com prejuízo para competir com os preços da petroleira.

Na semana passada, o presidente-executivo da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, teria cancelado uma viagem a Houston, onde se apresentaria na conferência de energia CERAWeek, para discutir o aumento de preços com o governo, afirma a agência britânia.

Comentários