• 04/10/2021
  • por Resenha Politika

Legislativo

Comissão da AL aprova inscrição de famílias homoafetivas em programas de habitação popular na Paraíba

Comissão da AL aprova inscrição de famílias homoafetivas em programas de habitação popular na Paraíba

A Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, durante reunião remota, nesta segunda-feira (04),  a inscrição, como unidade familiar, de pessoas que vivem em União Estável Homoafetiva nos programas de habitação popular do estado.

De acordo com o Projeto de Lei 1.120/2019, de autoria da deputada Estela Bezerra, a iniciativa tem como objetivo garantir o reconhecimento da legitimidade das unidades familiares formadas por casais de pessoas gays ou lésbicas ou casais que incluam uma ou mais pessoas transexuais ou travestis, considerando a identidade de gênero na qual o sujeito se reconhece.

“A população LGBT é historicamente discriminada e cerceada em seus direitos, sobretudo em um sistema capitalista que aprofunda desigualdades”, argumentou a deputada.

A Comissão aprovou também a obrigatoriedade de exame toxicológico para admissão de candidatos a todos os cargos dos quadros da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Agentes de Segurança Penitenciária em todo o estado.

O texto do PL 1.118/2019, do deputado Ricardo Barbosa, ressalta ainda que o exame deverá ser custeado pelo próprio candidato e terá caráter eliminatório, defendo ser entregue na fase do Exame Médico do concurso público. “A atividade de segurança pública não se compatibiliza com o uso de substâncias entorpecentes, ou seja, para manter a ordem pública existe a necessidade de preservar o discernimento e, assim, realizar as atribuições inerentes ao cargo”, justificou o parlamentar.

Participaram da reunião os deputados Hervázio Bezerra (presidente da Comissão), Janduhy Carneiro e Wilson Filho.

Comentários