• 31/08/2018
  • por Resenha Politika

Violência

Corpo de ex-motorista que teria sido morto por prefeito é sepultado no Ceará

Corpo de ex-motorista que teria sido morto por prefeito é sepultado no Ceará

O prefeito de Santana do Acaraú, Marcelo Arcanjo (MDB), de 60 anos, suspeito do assassinato de César Augusto do Nascimento, de 40 anos, segue foragido, passadas mais de 30 horas do crime. Aos gritos de "justiça", a vítima foi sepultada no fim da tarde de ontem na cidade, localizada a 242,3 km de Fortaleza. O cortejo fúnebre, após missa de corpo presente na igreja matriz, foi acompanhado por centenas de moradores do município. Além da revolta, o sentimento da família de César era de incredulidade.

"Ele era um menino calmo. Não é porque somos da família (que dizemos isso). Pergunte a qualquer um. Está todo mundo sentido", afirmou a tia de César, Erandir Monte, que o criou desde criança. Ela estava em casa no momento do crime, assim como o marido dela e tios da vítima. Erandir conta ter chegado, inclusive, a empurrar Marcelo Arcanjo, após ele ter efetuado os disparos. "Não sei como não pegou em mim". A mulher chegou a passar mal depois do crime, com picos de pressão, assim como o padrasto de César e tios.

Familiares contam que o prefeito chegou por volta das 18h30min de quarta-feira, 29, à casa onde morava o ex-motorista da prefeitura. Na porta, perguntou por César e logo foi entrando. Ao encontrar com ele, fez um movimento como se fosse abraçá-lo, momento em que efetuou os disparos. Pelo menos, três tiros atingiram a vítima, que não resistiu até a chegada de socorro. Tios de César relatam ter notado sinais de embriaguez no prefeito.

 

Ainda segundo o relato dos familiares da vítima, o prefeito fugiu após pedir uma carona, na esquina da rua da residência. Este motorista, na delegacia, afirmou não saber do crime. Outra carona havia deixado Marcelo na casa de César. Também este motorista, em depoimento, afirmou não saber do homicídio, conta a delegada Caroline Ponte Pimentel Gomes, da delegacia municipal.

 

Marcelo teria sido deixado na casa de um parente. A Polícia foi ao local, mas não o encontrou. Familiares do prefeito disseram que ele não entrou em contato. Nenhum advogado representante do prefeito de Santana do Acaraú se apresentou à delegacia.

 

A principal suspeita dos familiares da vítima é que o crime tenha sido motivado pelas críticas que César passou a fazer à administração do município após ser demitido, há cerca de seis meses, do cargo de motorista. A demissão, conta Erandir Monte, ocorreu após uma briga com o prefeito. O desentendimento foi motivado por uma promessa feita pelo prefeito e não concretizada de doar materiais de construção para a casa de César.

De acordo com a mãe da vítima, eram críticas gerais, "que toda Santana faz", não uma denúncia específica. César Augusto, no entanto, nunca havia recebido ameaças.

Até o fechamento desta edição, Marcelo Arcanjo não havia sido localizado, apesar das buscas realizada pela Polícia Militar. De acordo com a delegada Caroline Gomes, enquanto forem feitas as buscas, o prefeito, caso seja localizado, pode ser preso em flagrante.

 

Marcelo é policial federal aposentado, tendo chegado a ser presidente do sindicato estadual da categoria.

 

De acordo com a lei orgânica do município de Santana do Acaraú, o prefeito não pode ausentar-se do cargo por mais de 15 dias sem autorização da Câmara. A uma rádio local, o presidente da Câmara Municipal, José Célio Carneiro, afirmou aguardar decisão judicial sobre o caso para dar início ao processo de impeachment.

 

O POVO entrou em contato com o procurador do município, Dácio Vasconcelos Filho, que disse não dar declarações sobre o caso. A reportagem não conseguiu localizar a vice-prefeita de Santana do Acaraú, Janderlucia Farias, na tarde de ontem. Já o secretário de gestão Carlos Arcanjo não retornou às ligações.

CRIME 

Testemunhas afirmam que prefeito Marcelo Arcanjo teria feito movimento como se fosse abraçar a vítima, antes de disparar contra ela. Prefeito de Santana do Acaraú é policial federal aposentado.

O Povo On line

Comentários