• 16/02/2020
  • por Resenha Politika

Brasília

CPI das Fake News pauta convocação de Carlos Bolsonaro, Lula e Dilma

CPI das Fake News pauta convocação de Carlos Bolsonaro, Lula e Dilma

O presidente da CPI mista das Fake News, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), pretende colocar em votação todos os 80 requerimentos de convocação e convite nesta semana. Entre os possíveis convocados estão o vereador carioca Carlos Bolsonaro (PSC), filho e responsável pelas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro, e os ex-presidentes Lula e Dilma.

Coronel também deve submeter ao plenário do colegiado a reconvocação de Hans River do Nascimento, ex-funcionário da empresa Yacows, acusada de disparar mensagens em massa durante as eleições de 2018.

Após seu depoimento à CPI, na semana passada, Hans foi denunciado pela relatora da CPI, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), à Procuradoria-Geral da República por falso testemunho. Diante de deputados e senadores, ele sugeriu que a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, se insinuou sexualmente para ele em troca de informações que embasassem sua reportagem.

A versão dele foi desmontada pela própria Folha, que divulgou as trocas de mensagem que manteve com o funcionário. A declaração também foi repudiada por entidades e autoridades, mas explorada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e outros bolsonaristas.

Palanque político

Em eventual novo depoimento, Hans poderá sair preso da CPI, adverte o senador. "Se confirmar que mentiu, pode ser preso. Qualquer testemunha sob juramento poderá ser preso se mentir", afirmou o senador ao Congresso em Foco. A mesma observação vale para o filho do presidente, alvo da oposição, e aos depoentes. Parlamentares ligados a Bolsonaro, por sua vez, querem levar à CPI os ex-presidentes Lula e Dilma, o ex-ministro Antonio Palocci e o empresário Marcelo Odebrecht.

Comentários