- 22/03/2018
- por Resenha Politika
De olho na Câmara Federal, Thompson Mariz se antecipa e pede exoneração do governo estadual
Sertanejo de São João do Rio do Peixe, Thompson Fernandes Mariz, ex-reitor da UFCG e até então diretor de operações da Cinep, pediu exoneração do cargo para ser candidato a deputado federal.
Ele é o primeiro a deixar o Governo Ricardo Coutinho (PSB), antes mesmo do prazo final de desincompatibilização, dia 7 de abril.
Apesar das raízes e fortes ligações com a região de Cajazeiras, Thompson Mariz é presidente do PSB de Campina Grande e tem uma relação estreita com a Rainha da Borborema.
Histórico
Mariz ingressou na UFPB em 1982, mediante concurso público de provas e títulos. É Graduado e Mestre em Engenharia Química, pela UFPB, na Área de Processos Físicos de Separação, e Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2013), na Área de Desenvolvimento de Processos Químicos.
Foi professor de várias disciplinas de Engenharia Química e Engenharia de Materiais. Coordenou projetos de pesquisa aprovados pelo CNPq, sendo autor e co-autor de vários trabalhos publicados em Congressos e revistas.
Em maio de 2002 foi nomeado reitor pro tempore da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e por dois mandatos consecutivos permaneceu como reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), exercendo esse cargo entre os anos de 2002 a 2012.
Para muitos, o grande momento do professor Thompson Mariz, foi quando o mesmo decidiu pela implantação do primeiro curso público de medicina para interior da Paraíba. Concorreram várias cidades, mas Cajazeiras saiu ganhando numa decisão polêmica e até hoje questionada.
Por Gilberto Lira - Resenha Politika