• 22/03/2018
  • por Resenha Politika

DER reage e não vê sentido na apuração de irregularidades no balizamento noturno do aeródromo de Cajazeiras

DER reage e não vê sentido na apuração de irregularidades no balizamento noturno do aeródromo de Cajazeiras

O Diretor de Planejamento e Transporte do DER da Paraíba, José Arnaldo, afirmou na manhã desta quinta-feira (22) em contato com o Resenha Politika, que não vê sentido algum a instauração de um inquérito civil por parte do Ministério Público Federal para investigar supostas irregularidades na implantação do balizamento noturno do Aeroporto de Cajazeiras.

De acordo com o ele, o aeródromo foi construído na sua totalidade com recursos estaduais, sendo apenas o balizamento noturno com recursos federais e contrapartida do estado.

“O aeródromo já foi homologado pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil e agora estamos aguardando a homologação do balizamento noturno, um dos mais modernos do país, só para lembrar. O estado seguiu todos os trâmites legais e hoje nós temos tudo pronto para receber aeronaves de pequeno e médio porte como já esclarecemos,” disse.

José Arnaldo disse que respeita o procedimento assinado pelo procurador da República Eliabe Soares da Silva, porém estranha tal investigação.

O inquérito foi instaurado para investigar possíveis desperdícios de recursos federais na construção do aeroporto de Cajazeiras e na implantação do sistema de balizamento noturno, dadas as limitações técnicas que impedem o funcionamento de um aeroporto naquela região.

Entre as limitações apontadas pelo MPF está a capacidade da resistência da pista de suportar a pressão dos pneus de aeronaves a jato, o que implicaria em uma possível futura proibição de funcionamento da Anac para operação de voos comerciais.

Por Gilberto Lira - Resenha Politika

Comentários