• 08/05/2022
  • por Resenha Politika

Saúde

Dermatologista recomenda cuidados especiais para pele durante gestação

Dermatologista recomenda cuidados especiais para pele durante gestação

Cabelo, corpo, hormônios. A maternidade causa uma verdadeira transformação na vida da mulher, que já é iniciada durante a gestação. O momento, um dos mais especiais para muitas mães, é também a fase de mudanças que requerem atenção e cuidados especiais. O dermatologista do Sistema Hapvida, Diogo Pazzini, detalha os cuidados que a mãe deve ter com a pele, uma das áreas que mais passa por alterações durante esse período de preparação para a chegada de um filho.

O motivo de tantas mudanças é a produção de hormônios, que desde o começo da gravidez criam um ambiente ideal para que o bebê cresça e se desenvolva na barriga da mãe. Essa nova realidade requer autocuidado e também desprendimento.

O especialista  explica que procedimentos estéticos não podem ser realizados durante a gravidez, mas nem por isso a hora é de se abandonar. Ele recomenda a ‘tríade básica’ para toda gestante: higienização, hidratação e fotoproteção da pele. O combo pode evitar o surgimento de estrias, acnes e melasmas.

“Os hormônios aumentam a sensibilidade da pele à luz solar, o que pode provocar hiperpigmentação e ocasionar o surgimento do melasma. Também é comum aparecerem espinhas, assim como as estrias, que são causadas pelo aumento do peso, o que estica a pele”, detalha.

Para a proteção, ele recomenda o uso do filtro solar todos os dias, inclusive quando o tempo está nublado - a constância irá evitar as manchas na pele. Para higienização, a orientação do dermatologista é lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia, com sabonete indicado por um médico. Já as estrias precisam de um cuidado que vai da alimentação ao uso de produtos específicos. “Uma alimentação equilibrada evita o ganho excessivo de peso e hidratantes também costumam ser prescritos”, conta.

Confira as dicas:
- Lave o rosto pelo menos duas vezes ao dia: ao acordar e antes de dormir com sabonete indicado pelo dermatologista;
- Use sempre protetor solar ao sair de casa;
-  Evite esfoliações, pois a pele de grávida é muito sensível;
- Procedimentos estéticos como peelings, radiofrequência, botox, etc não devem ser feitos na gestação;
- Hidratantes devem ser usados de forma regular na pele
 
Mês das Mães - Durante o mês de Maio, o Hapvida trará uma série de matérias voltadas para o universo materno. Dicas, cuidados e orientações de especialistas para as mães.

Comentários