• 29/06/2022
  • por Resenha Politika

Dia do Orgulho: Saúde realiza histerectomia masculinizadora a partir de julho na PB

Dia do Orgulho: Saúde realiza histerectomia masculinizadora a partir de julho na PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibiliza, a partir de julho, cirurgias de histerectomia masculinizadora para homens trans na rede pública estadual, ampliando dessa forma os serviços para a população trans no estado. A medida vem a atender homens trans que já fazem acompanhamento no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais da Paraíba (Ambulatório TT/PB) integrado ao Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em João Pessoa.

Atualmente, existe uma média de 100 homens trans à espera da cirurgia de histerectomia masculinizadora, dentro de um universo de 326 homens trans cadastrados no serviço provenientes de várias cidades da Paraíba, segundo o gerente do Ambulatório TT/PB, Sérgio Araújo.

No entanto, a previsão inicial é a de atender os 30 primeiros homens transexuais da lista de espera da cirurgia. Sendo assim, a Maternidade Frei Damião deve realizar dois procedimentos desse tipo a cada mês. Os procedimentos de pré-operatório também serão todos realizados na Maternidade Frei Damião.

Nessa terça-feira (28), dia dedicado ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, gestores da Atenção à Saúde, Ambulatório de Travestis e Transexuais, da Regulação e da Maternidade Frei Damião estiveram reunidos na sede da SES para discutir as etapas e a regulação do novo procedimento.

O gerente Sérgio Araújo destacou que definir o fluxo das cirurgias de histerectomia masculinizadora foi um grande avanço e os próximos passos serão os de se reunir com as direções técnicas do Complexo Hospitalar Clementino Fraga e da Maternidade Frei Damião.

O fluxo do atendimento começará com o encaminhamento dos pacientes pelo Ambulatório TT/PB para a Maternidade Frei Damião, que estejam em acompanhamento há dois anos. A partir de um parecer favorável, com encaminhamentos dos médicos vinculados ao ambulatório nas especialidades da ginecologia, endocrinologia e psiquiatria, os homens trans aptos para se submeterem ao procedimento serão encaminhados para a Maternidade Frei Damião, onde farão o pré-operatório.

A oferta da cirurgia de histerectomia masculinizadora se soma a um conjunto de políticas e ações destinadas à saúde e direitos da população LGBTQIAP+ e implementadas de forma intersetorial pelo Governo da Paraíba. A gerente operacional de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) da SES, Ivoneide Lucena, considera a oferta das cirurgias de histerectomia masculinizadoras um avanço potente na política para a população trans.

“Estamos oportunizando à população paraibana que tiver essa necessidade de fazer a cirurgia de histerectomia masculinizadora a partir de julho. Enquanto política pública, nosso intuito é potencializar cada vez mais esse tipo de oferta de cirurgias e cada vez mais interiorizar esses serviços e para complementar o processo transexualizador agora o estado ofertará as cirurgias de histerectomia masculinizadora. Um avanço potente na política de saúde integral da população T destinada aos homens trans”, disse.

Treinamento das equipes - Em paralelo às discussões técnicas, a equipe do Ambulatório TT/PB tem realizado formações com a equipe da Maternidade Frei Damião, envolvendo do maqueiro aos profissionais que vão atuar diretamente com essa população.

Ambulatórios TT - O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza políticas de saúde voltadas para a população de travestis e transexuais em dois ambulatórios, um em João Pessoa, que completa no dia 24 de julho nove anos de atendimentos e, em março de 2022, foi inaugurado o Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais nos mesmos moldes do existente na Capital, no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. Os dois ambulatórios disponibilizam para pessoas com idade acima de 18 anos acompanhamento com psiquiatra, endocrinologista, urologista, ginecologista, enfermeiro, psicólogo e assistente social.
 

Comentários