• 31/05/2022
  • por Resenha Politika

Dia mundial sem tabaco: 70% dos que usam 'vape' tem entre 15 e 24 anos

Dia mundial sem tabaco: 70% dos que usam 'vape' tem entre 15 e 24 anos

Neste dia 31 de maio é celebrado o Dia mundial sem tabaco. Para alertar sobre os perigos do tabagismo e do uso dos famosos  cigarros eletrônicos, foram feitosl levantamenos comdados sobre a dependência e sobre o perigo do uso prolongado dos chamados ‘vapes’.

Segundo números oficiais, já existem mais de 1 bilhão de fumantes ao redor do mundo, e os problemas decorrentes do fumo são inúmeros, conforme avaliam cardiologistas. Os homens fumantes, por exemplo, abreviam a expectativa de vida em cerca de 10 anos, enquanto as mulheres, em cerca de 14 anos, de acordo com estimativas da Sociedade de Cardiologia de São Paulo, com base em estudos nacionais e internacionais.

A médica especialista Jaqueline Scholz, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, lembra que a doença cardiovascular é a que mais mata fumantes, tanto do cigarro comum, quanto do eletrônico. “A nicotina libera adrenalina, acelera o coração e aumenta o consumo de oxigênio e a pressão arterial. Ela produz danos nas paredes das artérias, favorecendo a aterosclerose, circunstâncias que podem levar ao infarto e à morte súbita”, explica.

E completa: “Apenas um único cigarro, convencional ou eletrônico, já é suficiente para causar constrição da artéria. A nicotina é tão nociva que causa endurecimento de artérias, exigindo do músculo cardíaco mais esforço para trabalhar”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta. Em média, ambos os gêneros fumam por 30 anos, mas começam sempre muito cedo, em 90% dos casos já na adolescência. Além disso, cerca de 70% dos usuários de cigarro eletrônico têm, atualmente, entre 15 e 24 anos.

No Brasil, a produção, importação, publicidade e comercialização de cigarros eletrônicos é proibida. Porém, mesmo com as restrições, os dispositivos são  facilmente comprados pela internet e até quiosques, principalmente entre os mais jovens.

IG

Comentários