• 02/05/2019
  • por Resenha Politika

Brasília

Disputa pelo comando da PGR começa segunda mas ainda está indefinida

Disputa pelo comando da PGR começa segunda mas ainda está indefinida

Começa oficialmente na próxima segunda-feira (6), com a abertura das inscrições para a eleição, a disputa pelo cargo de procurador-geral da República. Ainda não há critérios claros para a escolha do sucessor de Raquel Dodge na PGR mas, mesmo assim, o processo promete ser um dos mais concorridos da história. Pelo menos seis grupos de candidatos estão na corrida.

Leia também: Pré-candidatos à PGR manifestam preocupação com inquérito do STF

Segundo a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), os interessados no comando da PGR podem se inscrever entre os dias 6 e 15 de maio. Serão realizados debates com os candidatos nos meses de maio e junho e no dia 18 de junho procuradores da República votarão para escolher o próximo chefe do Ministério Público Federal. 

Desde 2001 a ANPR envia à Presidência uma lista com os três nomes mais votados pelos membros do MPU para ocupar a  Procuradoria-Geral da República . O presidente não é obrigado a respeitar a lista, mas desde 2003, a tradição tem sido a de nomear um dos três integrantes mais votados.

Até agora, pelo menos seis pré-candidatos já demonstraram interesse em concorrer ao cargo. Entre eles e outros nomes especulados para a função, há quem seja alinhado ao grupo do antigo procurador-geral da República Rodrigo Janot, há advindos da força-tarefa da Lava-Jato e procuradores bolsonaristas. 

Pela Constituição, cabe ao presidente da República escolher o chefe da PGR entre os membros de carreira do Ministério Público da União (MPU) com mais de 35 anos de idade. O nome precisa ser aprovado por maioria absoluta no Senado.

 

Comentários