• 25/09/2019
  • por Resenha Politika

Critíca

Drª Paula credita casos de microcefalia a má gestão pública

Drª Paula credita casos de microcefalia a má gestão pública

A deputada estadual Drª Paula Francinete (PP) expressou indignação ante aos casos de microcefalia no Estado e, no País, e disse que o problema é de responsabilidade dos gestores municipais, ao tempo de afirmar que novos casos podem ser evitados com ações concretas de combate e prevenção ao mosquito da Dengue. A declaração foi feita, nesta quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa da Paraíba, durante sessão especial da Semana de Prevenção e Combate a Microcefalia.

Em discurso proferido na Tribuna da Casa Epitácio Pessoa, a parlamentar informou que, quando então secretária de Saúde de Cajazeiras, mobilizou a sociedade civil organizada da cidade em uma frente de combate ao  Aedes aegypti, no que obteve sucesso.

Drª Paula relatou que assumiu a Secretaria Municipal,  em janeiro de 2017, e, na primeira semana de trabalho, reuniu a sociedade civil organizada para a realização de uma ação conjunta de combate ao mosquito da Dengue, ocasião em que revelado ao povo o Levantamento de Infestação (LIRA), no Município. "Na ocasião, falei do LIRA, que é um índice que diz como se comporta o mosquito da Dengue no Município. Na época, o LIRA estava em 12,3 na cidade de Cajazeiras, com registro de 300 óbitos pela dengue e três casos de microcefalia", informou. 

De acordo com a parlamentar, o trabalho obteve sucesso com a redução do Lira na cidade. "Fizemos um trabalho de conscientização com a população, e não tínhamos Fumacê. Fomos às ruas, às escolas e às rádios informar do trabalho que seria deflagrado para evitar a proliferação do mosquito. Resultado: de 12.2, no início do ano, o LIRA caiu para 2.2, no final de 2017, em Cajazeiras. Isto é, quase zeramos. E tem mais, não aconteceu um caso de morte pela dengue, nem um caso sequer de microcefalia", acrescentou. 

Assessoria

Comentários