• 17/11/2021
  • por Resenha Politika

Brasília

“É patrimônio do nosso nordeste!”, diz Efraim Filho em nova vitória sobre lei da vaquejada legal

“É patrimônio do nosso nordeste!”, diz Efraim Filho em nova vitória sobre lei da vaquejada legal

Mais um projeto de lei vai passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em breve: o que qualifica a vaquejada legal o da vaquejada, depois de ter sido aprovado na Comissão dos Esportes. Por causa da forma como esta importante manifestação cultural e esportiva acontece, é fundamental ter uma lei em todo o território nacional para garantir parâmetros ao bem-estar animal, proteção ao meio ambiente e segurança aos praticantes.

O projeto de lei nº 2.452/2011, encabeçado pelo coordenador da bancada paraibana Efraim Filho (DEM-PB), está diretamente ligado à cultura de um povo e, claro, à toda uma cadeia produtiva econômica, principalmente do nordeste brasileiro, aquecendo a rentabilidade da região. A Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq) aponta que a atividade movimenta cerca de R$600 milhões por ano, gerando 120 mil empregos diretos e 600 mil indiretos.

Cada prova de vaquejada mobiliza cerca de 270 profissionais, entre eles veterinários, juízes, inspetores, locutores, organizadores, seguranças, pessoal de apoio ao gado e de limpeza das instalações. É uma indústria tida como patrimônio nacional e que, se aprovado o projeto de Efraim, formalmente será reconhecida como um esporte, podendo ter competições devidamente organizadas.

“A vaquejada é patrimônio do nosso nordeste, é uma atividade cultural e de lazer, mas também que garante diversos empregos e movimenta a economia do Estado, além de atrair o turismo na região. Estamos lutando a fim de garantir segurança a todas as pessoas e animais envolvidos e melhores condições para que essa prática continue da melhor forma”, finalizou o deputado.

Comentários