• 14/03/2022
  • por Resenha Politika

Brasília

Em depoimento ao TSE, ministro da Justiça rejeita fraude em urnas eletrônicas

Em depoimento ao TSE, ministro da Justiça rejeita fraude em urnas eletrônicas

O interrogatório do ministro da Justiça, Anderson Torres, dentro do inquérito administrativo aberto pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para apurar a live na qual o presidente Jair Bolsonaro atacou as urnas eletrônicas. 

O documento tem 19 páginas e é dividido em duas partes. Na primeira, O ministro da Justiça é inquirido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Luís Felipe Salomão. Na época do depoimento, 12 de agosto de 2021, ele era ministro-corregedor do Tribunal Superior Eleitoral. Na segunda parte, quem faz os questionamentos é o procurador-geral eleitoral Paulo Gonet. Por três vezes o ministro diz não haver provas de fraudes eleitorais.

Na primeira, ele é questionado por Salomão se houve alguma reunião antes da live. Torres diz que na semana anterior o ministério foi informado de que haveria uma reunião no Palácio do Planalto sobre possíveis fraudes em eleições e que em razão disso encaminhou para a reunião dois peritos em crimes cibernéticos da Polícia Federal. E que a “notícia” que ele teve foi de que os peritos disseram na reunião uma semana antes da live que, para poder dar um parecer sobre possíveis crimes em eleições, era preciso uma análise mais aprofundada.

“Mandamos para lá, para acompanhar a reunião, para saber do que se tratava – se era crime, se não era crime – dois peritos da Polícia Federal para participar da reunião. Eles tiveram lá, acompanhando essa reunião prévia, mas parece que a reunião, enfim, os peritos … a notícia que eu tive, eu não conversei com eles depois da reunião, mas a notícia que eu tive foi que, para eles darem um parecer ali – para eles dizerem se houve ou não um crime -, esse material, essas discussões teriam que ser encaminhadas formalmente para a Polícia Federal. E até naquele momento, eu não tive notícia, se foi encaminhado, se não foi encaminhado; se isso foi periciado ou não foi periciado.”

Comentários