• 29/10/2021
  • por Resenha Politika

Política

Em São José Piranhas, Wilson Santiago defende representante do Sertão em chapa majoritária de João Azevêdo

Em São José Piranhas, Wilson Santiago defende representante do Sertão em chapa majoritária de João Azevêdo

Durante a visita técnica às obras da transposição do Rio São Francisco, em São José de Piranhas, Sertão da Paraíba, na manhã desta sexta-feira (29), o deputado federal Wilson Santiago defendeu o nome de um representante do Sertão paraibano na chapa majoritária encabeçada pelo governador João Azevêdo nas eleições de 2022.

Ele lembrou que o Sertão é a segunda região mais populosa do estado e conta com 83 municípios, mas que tem a maior necessidade de investimentos, de projetos e políticas direcionadas ao desenvolvimento econômico e à redução da desigualdade social.

Wilson Santiago defende que um representante do Sertão possibilitará uma defesa mais próxima da implantação de projetos de interiorização das indústrias para geração de empregos, como a criação de zonas tributárias diferenciadas, que viabilizem investimentos nas cidades que estão inseridas no Semiárido nordestino.

“É importante um representante do Sertão na chapa majoritária para intermediar grandes projetos. Será o principal agente de ligação ao governador João Azevêdo em ações que possam transformar a realidade da região mais pobre da Paraíba”, argumenta o deputado federal.

Para o deputado, também é crucial um tratamento diferenciado no que diz respeito à gestão das águas. Diversos projetos precisam ser recuperados e integrados à Transposição do Rio São Francisco. Além disso, o Sertão precisa ser visto como um bioma, no caso a caatinga, que durante séculos sofre com a degradação e assoreamento de rios. Hoje, a preservação ambiental é também uma possibilidade econômica, com investimentos internacionais, a exemplo da troca de créditos de carbono.

Wilson Santiago ressalta que transformar o Sertão num grande espaço de recuperação ambiental pode gerar renda para a população mais pobre, que terá trabalho na recuperação da vegetação, reflorestamento de margens e nascentes, resgate de espécies e outras ações que transformarão a qualidade de vida da região, com destaque ainda para o investimento no potencial de geração de energia a partir de fontes renováveis, como eólica e solar.

Comentários