• 01/02/2022
  • por Resenha Politika

Cajazeiras

Engenheiro Avidos ganha quase 5 mi de metros cúbicos de água em quatro dias

Engenheiro Avidos ganha quase 5 mi de metros cúbicos de água em quatro dias

O açude Engenheiro Avidos, localizado na cidade de Cajazeiras, Sertão da Paraíba, registrou 35,84% de volume nesta terça-feira (1º), o que equivale a 105.228 milhões de metros cúbicos de água (m³). Na última sexta-feira (28), o reservatório ultrapassou os 100 milhões de metros cúbicos. Após as chuvas dos últimos dias e liberação das águas da transposição do Rio São Francisco, houve ganho de quase 5 milhões de m³ em quatro dias. O reservatório é responsável pelo abastecimento de Cajazeiras e cidades próximas.

O manancial está recebendo recargas desde dezembro de 2021, quando começou a quadra invernosa. Segundo a Agência Executiva de Águas (Aesa), as chuvas representam um padrão dentro da média para este período do ano.

O suplente de vereador, Zé Duda (PSDB), líder político no Distrito de Boqueirão de Piranhas, revelou que a liberação das águas através das barragens de Boa Vista e Caiçara, mostra outra realidade do manancial de Engenheiro Avidos, que já libera águas pelo Rio Piranhas até o açude de São Gonçalo, no município de Sousa.

“Tenho acompanhado de perto todo processo. O rio está cheio, a alegria é gigante das pessoas e dos ribeirinhos. Esperamos a conclusão da reforma da parede do açude para que tenhamos mais garantias no que desrespeito ao armazenamento de água. A segurança no processo de liberação das águas deve ser garantida com esses novos serviços realizados pelo governo federal”, disse.

Resenha Politika

Comentários