• 14/08/2022
  • por Resenha Politika

Eleições

Entenda como funciona a propaganda eleitoral gratuita

Entenda como funciona a propaganda eleitoral gratuita

Os candidatos nas eleições deste ano terão pouco mais de um mês para promover suas campanhas aos cargos em disputa no primeiro turno. A partir de 26 de agosto, começa a ser veiculada a propaganda eleitoral gratuita em rede de rádio e televisão, mas o tempo exato de cada candidato ainda não foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os partidos podem divulgar as propostas de seus candidatos em pequenas inserções distribuídas ao longo da programação e no horário eleitoral.

A CNN explica como funciona este modelo de publicidade política e a divisão de tempo entre as legendas.

Horário eleitoral

Neste ano, o rádio e a televisão transmitem dois blocos diários de propaganda eleitoral gratuita, de segunda-feira a sábado. Cada um deles terá 25 minutos: no rádio, o primeiro será transmitido das 7h às 7h25, e o segundo das 12h às 12h25. Na televisão, as exibições acontecem entre às 13h e às 13h25 e das 20h às 20h25.

Todas as emissoras de rádio e os canais de TV aberta têm a obrigatoriedade de incluir o conteúdo na programação.

Para que as campanhas a todos os cargos sejam divulgadas, a exibição é dividida. Às segundas, quartas e sextas-feiras, o eleitor verá, nesta ordem, propagandas dos candidatos a senador, a deputado estadual ou distrital e a governador. Serão 5 minutos para os postulantes ao Senado e 10 minutos para cada um dos outros cargos.

Comentários