• 11/05/2022
  • por Resenha Politika

Entidades de Saúde solicitam que Anvisa mantenha a proibição do cigarro eletrônico

Entidades de Saúde solicitam que Anvisa mantenha a proibição do cigarro eletrônico

Representantes de 46 entidades de Saúde publicaram nesta segunda-feira, 9, um documento solicitando que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mantenha a proibição da comercialização de cigarros eletrônicos no Brasil. De acordo com o documento, os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), também conhecidos como “vapes", são uma ameaça à saúde pública. Além de pedir medidas de fiscalização mais rigorosas, as entidades também chamaram atenção para o aumento do consumo entre os jovens.

O manifesto foi organizado e assinado pela Associação Médica Brasileira (AMB); Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead); Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); e as sociedades brasileiras de Pneumologia e Tisiologia (SBPT); de Cardiologia (SBC) e de Pediatria (SBP).

Confira a nota na integra

Atualmente, a Anvisa está com uma Tomada Pública de Subsídios (TPS) em aberto sobre a liberação da comercialização dos DEFs. A etapa serve para coletar dados técnicos e científicos, enviados por qualquer pessoa ou entidade, relacionados ao tema em estudo pela Anvisa. A TPS ainda não é uma a proposta de resolução, mas sim um uma etapa anterior do processo regulatório. A decisão final é tomada pela diretoria do órgão.

No documento, foram citados malefícios para o uso do cigarro eletrônico. "Estudos científicos mostram que o uso dos DEFs, tanto agudo como crônico, está diretamente ligado ao surgimento de várias doenças respiratórias, gastrointestinais, orais, entre outras, além de causar dependência e estimular o uso dos cigarros convencionais", explicaram as entidades.

Os especialistas ainda pontuaram que o aumento do uso de "vapes" pode ser parcialmente atribuída à indústria do tabaco, que "de forma sorrateira", apresenta os produtos como uma alternativa de "redução de danos" para os fumantes. Essa estratégia, no entanto, não é eficaz, tendo em vista que ambos possuem malefícios semelhantes.

 

Comentários