• 06/11/2019
  • por Gilberto Lira

Solução

Fim dos Lixões: prefeitos das regiões de Sousa e Cajazeiras participam de audiência e se mostram preocupados com os recursos

Fim dos Lixões: prefeitos das regiões de Sousa e Cajazeiras participam de audiência e se mostram preocupados com os recursos

Prefeitos das regiões de Sousa, Patos e Cajazeiras, Sertão da Paraíba participaram em Sousa, nesta quarta-feira (6), da audiência de apresentação do projeto “Fim dos Lixões˜, do Ministério Público da Paraíba. Eles têm até o próximo dia 13 para assinar acordos de não-persecução penal se comprometendo a dar a destinação correta ao lixo produzido em suas cidades, até o dia 1o de dezembro de 2020.

O prefeito em exercício de São José de Piranhas, Júnior Brasileiro (PSDB) e os secretários Ramon Brasil (Administração) Thiago Sobral (Adjunto Administração), Raimundo Antunes (Controle Interno), estiveram no encontro. Um novo encontro está marcado para o dia 27 de novembro em Patos.

O procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, explicou que o projeto é realizado em parceria com a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e o Ministério Público Federal. Ele destacou que o objetivo do MP não é a punição dos gestores, mas a resolução do problema da destinação dos resíduos sólidos.

Os prefeitos salientaram que os problemas estão nos recursos para essas adaptações e serviços emergentes.

“Estamos buscando resolver da melhor maneira possível. Os municípios atravessam uma grande crise financeira e muitos prefeitos estão com as mãos na cabeça pensando como quitar os salários do fim de ano dos servidores. Assinar um termo de ajustamento de conduta (TAC) é a proposta, vamos analisar bem direitinho,” observou Junior Brasileiro.

Comentários