• 21/12/2021
  • por Resenha Politika

Balanço

Forças de Segurança da PB apreendem mais de 4,6 toneladas de entorpecentes em 2021, aponta levantamento

Forças de Segurança da PB apreendem mais de 4,6 toneladas de entorpecentes em 2021, aponta levantamento

Mais de 4,6 toneladas de entorpecentes apreendidos neste ano de 2021, na Paraíba. Este é o resultado das ações de prevenção e combate à criminalidade, desenvolvidas pelas forças que integram a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds). O dado que aponta um aumento de 62% nas apreensões de drogas em comparação com o mesmo período do ano passado foi divulgado nesta segunda-feira (20) pelo secretário Jean Nunes, no programa Conversa com o Governador, transmitido pela rádio Tabajara.

Os números são do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) e demonstram melhoria em frentes de combate ao crime, a exemplo da apreensão de armas de fogo. De janeiro a novembro deste ano, foram 3.323 armas retiradas de circulação e mais de 9,1 mil Operações de Prevenção e Repressão Qualificadas além de 3.666 veículos recuperados, em toda a Paraíba.

Ações de prevenção da violência contra a mulher também demonstram resultados positivos. Nos 11 meses de 2021, foi contabilizada uma redução de 11% em Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLI) e dos 223 municípios paraibanos, em 57 não houve registro de casos dessa violência.

Jean Nunes ressaltou que o resultado colhido só é possível graças a uma gestão que entende a importância da segurança pública e investe no bem-estar da população. “Somos o 5º estado com maior participação da Segurança Pública no total de despesas realizadas pelo Estado, com percentual de 13,6%, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O reflexo é percebido pelos cidadãos e por todos nós, que fazemos esse trabalho. As estatísticas estão aí, apontando o que estamos fazendo de certo e nos mostrando onde é necessário melhorar”", afirmou Jean Nunes.

Tecnologia - Jean Nunes fez um balanço das ações da Segurança Pública e apresentou o balanço dos investimentos em recursos humanos e infraestrutura dos 35 meses da gestão estadual. “Estão sendo aplicados mais de R$ 122 milhões em obras, equipamentos e tecnologia para monitoramento em toda a Paraíba, no que se configura como o maior investimento em tecnologia da história”, frisou.

As forças de segurança continuam empenhadas em aprimorar os números já conquistados como a redução de 80% nos ataques a Bancos; o total de 53.133 pessoas presas sendo 8.250 por crimes graves, numa média de 50 prisões por dia; total de 26.186 Operações de Prevenção e Repressão Qualificadas realizada (25 operações por dia) e mais 9.7 mil pessoas resgatadas pelo Corpo de Bombeiros em Acidentes de Trânsito entre janeiro de 2019 e novembro de 2021”, informou Jean Nunes.

Comentários