• 11/03/2022
  • por Resenha Politika

Frei Anastácio diz que novo aumento nos combustíveis representa exploração do povo pelo governo Bolsonaro

Frei Anastácio diz que novo aumento nos combustíveis representa exploração do povo pelo governo Bolsonaro

O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) disse que é revoltante ver a Petrobras distribuindo R$ 106,6 bilhões de lucro com acionistas, mas ao mesmo tempo explorando o povo brasileiro com mais um reajuste nos combustíveis que entra em vigor a partir desta sexta-feira (11). “É exploração, humilhação e falta de sensibilidade do governo Bolsonaro com a nação que sofre com os efeitos da pandemia”, afirmou o deputado.

O parlamentar relatou que o reajuste de 18.8% na gasolina, 24,9% no diesel e 16,1% no gás de cozinha significa mais arrocho no bolso do povo. “Num país que caminha para 700 mil mortes por covid, com milhões passando fome e na miséria, um aumento desses nos combustíveis só irá agravar mais o quadro. Isso porque quando o preço do combustível sobe aumenta tudo, principalmente, os preços dos alimentos. Mas, o governo Bolsonaro é insensível a isso. Ele fica mentindo e inventando desculpas para o povo. Mas, a culpa é dele”, afirmou.

Massacre começou depois do golpe em Dilma

Frei Anastácio lembrou que “esse massacre ao bolso do consumidor começou depois do golpe dado em Dilma, em 2016. Assim que o golpista Temer assumiu, alinhou os preços dos combustíveis à variação do dólar. No governo do PT não era assim. Eu repito: enquanto essa política não for mudada, não haverá sossego para o povo. Mas, o governo Bolsonaro prefere massacrar o povo brasileiro que tem mais 50% das ações da Petrobras, para dar lucro bilionário aos acionistas, que têm sua maioria estrangeira”, destacou.

O deputado disse que outro agravante foi a privatização da BR Distribuidora no governo Bolsonaro. Isso obrigou as empresas a importarem combustíveis mais caro e repassar os custos para o povo. “São mais de 400 empresas importando combustível dos Estados Unidos, mesmo o Brasil tendo autossuficiência na produção de petróleo. Mas, Lula está vindo aí para mostrar como é possível resolver esse problema. Aguardem”, disse o deputado.

Comentários