• 03/02/2020
  • por Resenha Politika

Cultura

Funesc lança edital da 19ª Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo nesta terça-feira

Funesc lança edital da 19ª Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo nesta terça-feira

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (4), o lançamento oficial do edital da 19ª Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo. O evento é para artistas e jornalistas e contará com um café da manhã, a partir das 10h, no Theatro Santa Roza, no Centro de João Pessoa.
 
Após o lançamento do edital, a organização da mostra estará à disposição da imprensa e dos artistas para quaisquer dúvidas a respeito das regras do evento, conforme a presidenta Nézia Gomes. A 19ª Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo será realizada, mais uma vez, no teatro Santa Roza.
 
Ano passado, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba abriu as cortinas do secular teatro para a retomada da Mostra Estadual. Entre os dias 22 e 30 de março, foram apresentados 27 espetáculos. Também houve debates, oficinas e discotecagem após as encenações, além da celebração dos 130 anos de fundação do Theatro Santa Roza.
 
Foi a primeira edição da Mostra após a reforma do teatro, concluída em dezembro de 2016. Em seu retorno, o projeto prestou homenagens a Luizinho de Pombal, Guilherme Schulze e Montagem Circos, pela contribuição à cultura paraibana e pela dedicação intensa ao teatro, dança e circo, respectivamente. Além destas, houve duas homenagens póstumas – Simão Cunha e Waldemar Dornellas.
 
Entre os espetáculos do ano passado estiveram ‘Bagaço’, ‘Alegria de náufragos’ e ‘Trupeçando - A trupe de um homem só’. A seleção dos espetáculos do ano passado foi feita por meio de edital, dando oportunidade igualitária aos grupos de participar do evento de forma democrática.
 
A curadoria de teatro foi formada por Duílio Cunha, teatrólogo, professor da UFCG e diretor em Teatro pela UEPB, Suzy Lopes, coordenadora de Teatro da Funesc, atriz e mestra em Teatro Paraibano dos ano 90 pela UEPB e Renata Mora, diretora de ações culturais da Funesc e produtora cultural.
 
A curadoria de dança foi feita por Ângela Navarro, artista de dança e coordenadora essa linguagem artística na Funesc e Bia Cagliani, bailarina e gerente de Dança da Secult.
 
Já a curadoria de circo ficou sob responsabilidade de Diocelio Barbosa, mestre em Artes Cênicas e então gerente Operacional de Circo/Funesc, Josemberg Pereira, atual gerente operacional de Circo da Funesc, artista circense e professor da escola Livre de circo da Funesc, além de Zezo Oliveira, artista, produtor, educador e gestor cultural (PE).
 
Cada espetáculo participante recebeu cachê de R$ 2 mil mais o apurado de sua respectiva bilheteria. A mostra não teve caráter competitivo, o que reforçou junto à curadoria a necessidade de optar pela pluralidade, buscando selecionar trabalhos de diferentes regiões do Estado. 

Comentários