• 16/08/2019
  • por Resenha Politika

Intercâmbio

Gira Mundo Professores: divulgado resultado final para Finlândia e Espanha

Gira Mundo Professores: divulgado resultado final para Finlândia e Espanha

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), divulgou nesta sexta-feira (16) o resultado final da seleção dos professores efetivos da Rede Estadual para o programa Gira Mundo Professores para Finlândia e Espanha, e as vagas remanescentes para Israel. Em 2019, o programa está ofertando 104 vagas para professores efetivos da Rede Estadual de Ensino para formações na Finlândia, Israel e Espanha. 

As vagas são divididas entre quatro instituições parceiras, sendo 30 bolsas para Häme University of Applied Sciences (HAMK) e 30 bolsas para Tampere Universisty of Applied Sciences (TAMK), na Finlândia. Para a Mondragon Unibertsitatea, na Espanha, são 14 vagas. O resultado com os professores selecionados para a Espanha está disponível no endereço eletrônico http://fapesq.rpp.br/editais-resultados/edital-005-2019-gira-mundo-espanha-resultado-final-da-selecao-apos-recursose para a Finlândia em http://fapesq.rpp.br/editais-resultados/retificacao-do-resultado-final-da-selecao-dos-editais-de-bolsas-006-2019-gira-mundo-finlandia-tamk-e-007-2019-gira-mundo-finlandia-hamk.

Entre as vagas para as universidades finlandesas (HAMK e TAMK), 20 estão disponíveis no edital voltado para professores que já participaram do Programa para realizarem o curso de ‘Formação de Formadores’ na Finlândia por um mês, cujo resultado para vagas remanescentes será publicado dia 28 de agosto. ParaIsrael são 30 bolsas, 15 para o Kibbutz Ketura e 15 bolsas para o Kibbutz Lotan, cujo resultado final já foi divulgado no dia 22 de julho ea lista com os selecionados nas vagas remanescentes para Israel está disponível em http://fapesq.rpp.br/editais-resultados/resultado-preliminar-da-selecao-do-edital-de-bolsas-011-2019-gira-mundo-israel-energias-renovaveis-vagas-remanescentes

A formação na Espanha, novidade do Programa, terá duração de dois meses,nos quais os professores selecionados irão desenvolver atividades de formação com ênfase no modelo educativo cooperativo, educação integral e inclusiva e contextos cooperativos de formação. Os participantes receberão bolsa auxilio, instalação em uma residência universitária e seguro saúde pelo período da formação custeados pelo Programa. 
 
Já os consolidados programas de formação desenvolvidos na Finlândia e em Israel seguem com o formato anterior, no entanto, aproximando-se cada vez mais das demandas da Educação Básica da Paraíba. A formação na Universidade de HAMK, na Finlândia, tem a duração de dois meses, enquanto a de Israel, e em TAMK, Finlândia, a duração é de um mês.
 
Gira Mundo Professor - O Programa Gira Mundo Professores é uma ação do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), desenvolvido com o objetivo de ampliar a qualidade da Educação Básica no Estado mediante a formação de professores e gestores da Rede Estadual de Ensino em instituições de ensino superior internacionais com excelência reconhecida em diferentes áreas do conhecimento.  De 2016 a 2018 o Programa Gira Mundo Professor promoveu a formação internacional de 171 professores, 151 para Finlândia e 20 para Israel.

Comentários