• 29/08/2019
  • por Resenha Politika

Educação

Gira Mundo: Seminário certifica professores e firma cooperação com universidades da Finlândia

 Gira Mundo: Seminário certifica professores e firma cooperação com universidades da Finlândia

O ‘Seminário Brasil - Finlândia de Inovação da Aprendizagem 2019’, realizado pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, nessa terça-feira (27) e quarta-feira (28), em João Pessoa, firmou acordo de cooperação com as universidades finlandesas Häme University of Applied Sciences (HAMK) e Tampere Universisty of Applied Sciences (TAMK) e certificou 80 professores do programa Gira Mundo que participaram do intercâmbio em 2018. Também promoveu a multiplicação dos saberes adquiridos através do Programa, com oficinas, workshops e palestras abertas ao público.
 
Na solenidade de abertura do Seminário foi firmado o acordo de cooperação entre o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia, e as Universidades de HAMK e TAMK, compondo uma rede colaborativa internacional. Segundo o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade, “a partir da formação dos professores na Finlândia surgiram muitas políticas públicas que hoje atingem milhares de alunos, como a disciplina de empreendedorismo Colabore e Inove; o Centro de Referência de Inovação a aprendizagem (CRIA), escola integral para Educação Fundamental I; dentre outras que serão agora uma cooperação entre Brasil – Paraíba – Finlândia, para avançarmos na educação”, destacou.
 
O Acordo vai possibilitar a expansão dessas ações, inclusive com o intercâmbio de finlandeses na Paraíba, proporcionando avanços significativos no fomento à pesquisa, à formação continuada, à criação e ao aperfeiçoamento de projetos inovadores nas áreas da educação, ciência e tecnologia. Edificando uma colaboração contínua na qual as ações sejam celebradas na Finlândia e na Paraíba.
 
Certificação - Desde terça-feira, os professores da Rede Estadual de Ensino que participaram do intercâmbio Gira Mundo Finlândia de 2018 se concentraram na Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro, no bairro de Manaíra, participando do Seminário. A programação contou com Oficinas de Formação da Universidade de TAMK e HAMK, oficinas Gira Paraíba, workshops, palestras e acolhimento dos 104 novos bolsistas dos editais de 2019 que viajarão para Finlândia, Israel e Mondragon.
 
Para os professores que viajaram em 2018, as capacitações na Finlândia tiveram duração de dois meses, na HAMK, e um mês na TAMK, e após a volta, os participantes precisam desenvolver um trabalho final para receber a certificação dos cursos. As bancas compostas pelos professores finlandeses avaliaram esses trabalhos.
O encerramento, nessa quarta-feira (28), aconteceu com a entrega do certificado de formação na perspectiva da educação finlandesa a 80 professores. A cerimônia de certificação aconteceu após bancas de avaliação dos projetos finais realizadas por seis professores finlandeses que estão em João Pessoa.
 

Para a professora Luciana Martins, que fez intercâmbio na Finlândia em 2018, o programa Gira Mundo é uma política pública que proporciona novos aprendizados. “Oportuniza o mergulho no processo da educação finlandesa para que possamos ampliar o currículo da educação estadual. Foi muito aprendizado, uma imersão incrível, a gente teve contato com metodologias ativas, principalmente relativas ao empreendedorismo voltado para a educação”, avaliou.

 
Para Marja Laurikainen, professora da Häme University of Applied Sciences (HAMK), “o Seminário é importante porque podemos visualizar o que os professores que foram para a Finlândia fizeram, podemos acompanhar como esse processo de formação está sendo aplicado no retorno ao Brasil, podemos vislumbrar quão empoderados os professores estão. Estamos muito impressionados com os resultados”, ressaltou.   

Comentários