• 18/01/2022
  • por Resenha Politika

Interestadual

Governador da PB participa da posse de Paulo Câmara como presidente do Consórcio Nordeste

Governador da PB participa da posse de Paulo Câmara como presidente do Consórcio Nordeste

O governador João Azevêdo participou, nesta terça-feira (18), da posse do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, como presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) no ano de 2022. A solenidade ocorreu no Palácio Campo das Princesas, em Recife, e também foi marcada pela prestação de contas do governador do Piauí, Wellington Dias, durante o período que ocupou a presidência do Consórcio. 
 
Também estiveram presentes os governadores de Alagoas, Renan Filho; a governadora em exercício do Ceará, Isolda Cela; a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos; o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto; e a deputada federal Rejane Dias. Os governadores do Maranhão, Flávio Dino; e de Sergipe, Belivaldo Chagas; além do senador Humberto Costa participaram de forma virtual. 
 
Na ocasião, o chefe do Executivo da Paraíba parabenizou o governador Wellington Dias pelo comando do Consórcio e desejou sucesso ao novo presidente, governador Paulo Câmara. “Nós agradecemos por todo trabalho desenvolvido inicialmente pelo governador Rui Costa e pela forma extremamente competente que o governador Wellington Dias profissionalizou o Consórcio e o povo da Paraíba agradece por isso. Eu também desejo ao governador Paulo Câmara toda a sorte para que possamos dar continuidade a esse trabalho. Ao longo de três anos, o Consórcio deu uma voz única ao Nordeste e mostrou que é possível fazer política pública diferente quando se tem o objetivo maior, que é o bem comum, pensando no interesse coletivo, dividindo as riquezas produzidas em cada estado”, frisou. 
 
Ele também destacou a contribuição da Paraíba no compartilhamento de ações exitosas a serem desenvolvidas nos demais estados. “Por sermos responsáveis pela Câmara Temática de Saneamento e apresentarmos as boas práticas de gestão pública e inovação tecnológica, tivemos a oportunidade de dividir experiências como a plataforma Paraíba Educa, a eficiência e dinamismo do Governo Digital, o sucesso do programa Ouse Criar que estimula o empreendedorismo na nossa juventude, dividindo experiências e políticas públicas que melhoram a vida das pessoas”, acrescentou. 
 
Por sua vez, o novo presidente do Consórcio Nordeste, governador Paulo Câmara, elencou os principais desafios da sua gestão. “Eu me sinto honrado de representar todos os governadores da região com a consciência da missão desafiadora de suceder os governadores Rui Costa e Wellington Dias, que geriram com altivez, promovendo a integração regional e o desenvolvimento econômico e sustentável. Vamos manter a postura em defesa da democracia, das instituições e da harmonia entre os entes federados, com o compromisso com a sustentabilidade e investimentos estratégicos em áreas como as energias limpas, avançando nos trabalhos das câmaras temáticas e no fomento da relação com outros países por estarmos em uma localização estratégica, colaborando para termos um país mais justo e mais humano”, falou. 
 
O governador do Piauí, Wellington Dias, fez um balanço das ações do Consórcio Nordeste com a apresentação de um relatório de prestação de contas. “Nós agradecemos ao governador Rui Costa pela primeira fase de implantação do Consórcio e concluo minha missão com a sensação de dever cumprido e por estar presente nas ações do dia a dia dos estados. Nós tivemos um grande desafio com a pandemia, mas acreditar na ciência foi a principal marca do Nordeste e enaltecemos a colaboração dos profissionais de Saúde e da Academia, indo além da Saúde, mas atuando em outras áreas importantes para a nossa região. A coragem do Nordeste foi destaque em políticas voltadas para o meio ambiente e destacamos a atuação das 18 Câmaras Temáticas que representam a união de esforços na missão de crescer todos os estados com experiências de sucesso que se transformaram em políticas sociais como o Nordeste Acolhe. Enfim, com ações rápidas, concretas e com solidariedade, o Consórcio Nordeste se configura como o maior instrumento de inovação deste século, colocando sempre o povo nordestino como prioridade”, disse. 
 
A solenidade também foi marcada por homenagens e concessão da honraria ‘Celso Furtado’ a pessoas que contribuíram com a prestação de relevantes serviços ao Consórcio Nordeste, dentre eles o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins; o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga; o presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius Neves; e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Roberto Germano.

Comentários