• 17/03/2020
  • por Resenha Politika

Nordeste

Governo do Ceará suspende aulas por 15 dias como medida de controle da transmissão de coronavírus

Governo do Ceará suspende aulas por 15 dias como medida de controle da transmissão de coronavírus

Com nove casos do coronavírus confirmados no Ceará, o Governo do Estado publicou, ontem, Decreto Estadual que estabelece situação de emergência em saúde e dispõe sobre medidas de contenção da doença. O anúncio foi feito em coletiva após primeira reunião do Comitê de Enfreamento Estadual à patologia. Dentre as principais ações divulgadas está a suspensão de atividades em escolas e universidades públicas a partir de quinta-feira, 19, pelos próximos 15 dias, podendo a suspensão iniciar-se a partir de hoje, 17. O governo recomenda que as escolas particulares também suspendam as atividades.

Governo e Prefeitura de Fortaleza também enviaram ofícios à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitando "com a maior brevidade" a suspensão temporária de todos os voos internacionais para o Ceará.

 Também foram suspensos quaisquer eventos públicos com mais de 100 pessoas, bem como atividades coletivas em equipamentos públicos que possibilitem a aglomeração de pessoas, como shows, cinema, teatro, bibliotecas e centros culturais. Também ficam suspensas, por 30 dias, prorrogáveis, as férias de todos os profissionais da área da saúde do Estado. Foi determinado ainda o cancelamento de todas as viagens a serviço, nacionais e internacionais, de servidores públicos estaduais. Com exceção de casos de "relevante interesse público devidamente justificado".

Conforme o decreto, os servidores públicos estaduais com 60 anos ou mais estão autorizados, em caráter excepcional, a trabalhar em suas residências. "Cabendo ao seu órgão ou entidade setorial prover os meios necessários para o desempenho de suas funções".

As visitas a todas unidades prisionais do Estado estão proibidas a partir de hoje pelos próximos 30 dias. A medida foi acordada com o Poder Judiciário, Defensoria e Ministério Público. Os eventos esportivos no Estado só poderão ocorrer com os portões fechados ao público, mediante autorização sanitária expedida pela Vigilância Sanitária do Estado e Termo de Compromisso assinado pelos organizadores.

O decreto traz também a obrigatoriedade da "higienização especial" dos transportes públicos em âmbito estadual, municipal ou intermunicipal, por meio de ônibus ou metrô, pelo menos uma vez ao dia. O prefeito Roberto Cláudio informou que está sendo discutido a implantação de espaço onde os passageiros do transporte público possam higienizar as mãos dentro dos terminais.

O documento cria, no âmbito da Secretária da Saúde, uma Rede de Teleatendimento em Saúde para atendimento da população que deve funcionar 24 horas. A elevação de preços, sem justa causa, de insumos e serviços relacionados ao enfrentamento da Covid-19, será considerada abuso do
poder econômico.

O Povo

Comentários