• 16/11/2017
  • por Resenha Politika

Governo do Estado realiza mutirão de cirurgias de catarata em vários municípios

Governo do Estado realiza mutirão de cirurgias de catarata em vários municípios

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando mutirão de cirurgias de catarata em vários municípios. Nesta quinta (16) e sexta-feira (17), a atividade ocorre em Princesa Isabel; em Monteiro, as cirurgias serão feitas nos dias 18, 19, 20 e 21; e no período de 20 a 24 de novembro, o mutirão será concentrado no Hospital Geral de Mamanguape; e em Pombal, de 4 a 6 de dezembro. O objetivo do mutirão é agilizar os procedimentos em pacientes que estão na fila de espera.


“A perspectiva é que os mutirões continuem em 2018”, disse a gerente de Regulação da SES, Selda Gomes. Ela lembra que a iniciativa beneficia, de forma direta, a população idosa. “Os mutirões vêm atendendo às necessidades dos usuários, buscando devolver a visão, principalmente dos idosos, que a perdem devido à presença de catarata”, disse.


Será beneficiado com as cirurgias todo paciente cadastrado, que tem a indicação do procedimento. É necessária a realização de exames pré-operatórios e laudo cirúrgico.


No Hospital Regional de Princesa Isabel, estão previstas 116 cirurgias, que podem aumentar dependendo dos encaminhamentos dos municípios. O atendimento está iniciando às 8h da manhã e serão contemplados os sete municípios que compõem a 11ª Região: Imaculada, Água Branca, Juru, Tavares, Princesa Isabel, São José de Princesa e Manaíra.


No Hospital Regional Santa Filomena, em Monteiro, serão 200 cirurgias, para moradores dos 17 municípios da região, a partir de sábado até o dia 21 de novembro. No Hospital Geral de Mamanguape também serão realizadas 200 cirurgias que beneficiarão pacientes de 11 municípios da 14ª Região de Saúde (Vale do Mamanguape), no período de 20 a 24 de novembro.


A 13ª Região de Saúde foi contemplada com 250 cirurgias de cataratas, divididas entre os municípios de Pombal, Paulista, Lagoa, São Bentinho e São Domingos, que serão realizadas pelo Hospital Regional de Pombal, no período de 4 a 6 de dezembro.


O Hospital Regional de Sousa está na fase final das cirurgias. A 10ª Região de Saúde foi contemplada com 300 cirurgias, sendo divididas para os nove municípios que compõem a região. Já foram operadas 226 pessoas dos municípios de Sousa, Nazarezinho, Aparecida, Lastro, Marizópolis, São José da Lagoa Tapada, Santa Cruz, São Francisco e Vieirópolis. O início da triagem e as cirurgias ocorreram entre os meses de julho, agosto, setembro e novembro.


Os mutirões ocorrem, anualmente, desde 2011 e já foram mais de 10 mil procedimentos e mais de R$ 7,5 milhões investidos. Selda lembra que, para se cadastrarem, os usuários devem procurar as Secretarias de Saúde dos seus municípios e, dessa forma, realizar a cirurgia gratuita.


Assessoria

Comentários