• 03/12/2018
  • por Resenha Politika

Politica

Grafite de beijo entre Bolsonaro e Trump é apagado 48 horas após a pintura no CE

Grafite de beijo entre Bolsonaro e Trump é apagado 48 horas após a pintura no CE

Um grafite representando beijo entre o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi apagado 48 horas depois ter sido pintado pelo artista urbano Yuri Sousa, 21, mais conhecido como Bad Boy Preto. A arte estava em um muro de uma alameda entre as ruas 9 e 10 no bairro Jereissati I, em Maracanaú, e foi feita no último domingo, 25. 

Yuri diz que o grafite era “uma resposta ou um contra-ataque por meio da arte". "Não para constranger os que foram pintados, mas para colocar eles (Trump e Bolsonaro) na mesma posição de quem (eles) são contra. No caso, os homossexuais”, analisa. Bolsonaro já demonstrou ter ideias alinhadas à política adotada por Trump nos Estados Unidos. 

A pintura foi apagada 48 horas depois de ter sido feita (Foto: Yuri Sousa)

Bad Boy Preto é de Maracanaú e faz grafites em todo o Estado há três anos. Ele diz que nunca tinha tido uma obra apagada. “Dessa vez teve uma interpretação política, logo foi contra a visão de algumas pessoas”, considera. Conforme relatos de amigos, Yuri acredita que o grafite foi apagado por algum apoiador de Jair Bolsonaro. “Pode ter sido o mesmo que chegou me filmando e me perguntando porque eu estava fazendo esse grafite, enquanto pintava”, lembra o artista.

Quando percebeu que a pintura foi apagada, Yuri Sousa disse que sentiu muita raiva “pelo trabalho que tive e porque queria que as pessoas vissem ainda no muro”. Sabe que a foto da obra não tem o mesmo impacto de ver a pintura ao vivo. “No muro, é muito mais excitante, posso dizer assim. Surpreende mais também”. Concluir a obra levou cerca de nove horas.


Na última quinta-feira, quando o grafite já tinha sido coberto, Yuri compartilhou a imagem original questionando o motivo de a pintura ter sido apagada. Ele lamentou não ter fotografado mais a obra.

Comentários