• 01/10/2019
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Hospital do Bem realiza mais de 3 mil atendimentos e 759 sessões de quimioterapia em Patos

Hospital do Bem realiza mais de 3 mil atendimentos e 759 sessões de quimioterapia em Patos

Após um ano de sua inauguração, o Hospital do Bem - unidade de oncologia do Sertão, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, comprova que está cumprindo sua missão de acolher e tratar os pacientes de câncer no interior do Estado. Absorvendo boa parte do contingente de pessoas que antes da unidade só tinham a opção de tratamento do câncer em Campina Grande ou em João Pessoa, o Hospital contabilizou, nesse período, a realização de 759 sessões de quimioterapia, 3331 consultas ambulatoriais, 726 internamentos e ainda 422 cirurgias, em pacientes de 80 municípios do interior. A unidade foi inaugurada no dia 3 de setembro de 2018.
 
O Hospital tem atendimento ambulatorial, tratamento quimioterápico e cirúrgico para quatro tipos de câncer: pele, próstata, mama e colo de útero. A sala de quimioterapia da unidade tem capacidade para atender 10 pacientes simultaneamente. Dos 726 internamentos realizados pela unidade, entre o dia 3 de setembro do ano passado e 3 de setembro deste ano, 270 casos foram de clínica médica, 422 ocasionados por procedimentos cirúrgicos e 34 para a realização de cuidados paliativos.
 
Dos 80 municípios que encaminharam pacientes para o Hospital, a cidade de Patos lidera o ranking com um quantitativo de 1013 atendimentos, seguido de Santa Luzia, com 116, Princesa Isabel, com 115, São Mamede, com 110, Água Branca, com 87, Teixeira, com 86, Coremas, com 82 e Itaporanga, com 81.  O paciente mais jovem atendido pela unidade foi uma criança de Itaporanga, de apenas quatro anos, e o mais idoso foi um paciente de 104 anos, da cidade de Mãe D’água.
 
Das consultas por especialidade, a oncologia clínica lidera a demanda da unidade com um total de 1286 atendimentos, seguido de doenças da pele, com 566 consultas, colo uterino e cirurgia totalizam 543 atendimentos, enquanto mastologia totalizou 523 consultas e urologia, outras 312. Nesse período foram feitas um total de 848 biopsias.
 
A diretora geral do Complexo, Liliane Sena, reitera a importância do Hospital do Bem no atendimento de pacientes próximos de suas cidades. “Antes da disponibilidade de nossos serviços, os pacientes oncológicos do interior viviam uma dura rotina de ter que se deslocar cerca de 350 km até a Capital ou Campina Grande, para realizarem seus tratamentos. Com a disponibilidade dos serviços oncológicos de média e alta complexidade em Patos, esse tratamento pôde ser feito mais próximo de suas residências, o que impactou positivamente na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, que não mais precisam enfrentar o desgaste do deslocamento destas viagens muito longas, tendo toda a assistência necessária no Hospital do Bem”, destaca Liliane.
 
A diretora lembra que o Hospital do Bem só atende pacientes regulados, ou seja, com consultas e procedimentos já agendados previamente, via Secretarias de Saúde dos municípios, através da Central de Regulação do Estado. No primeiro ano de funcionamento, os dois tipos de maior incidência de câncer atendidos na unidade são os de colo uterino e de pele.
 
Sobre o Hospital do Bem - A unidade tem 25 leitos e uma sala de quimioterapia com capacidade para atender dez pacientes simultaneamente. A unidade atende casos de câncer de próstata, mama, colo de útero e pele, ofertando serviços ambulatoriais, quimioterapia e cirurgia, além de diversos exames de ultrassonografia com Doppler; tomografia; colposcopia, colonoscopia, endoscopia; eletrocardiograma; exames laboratoriais e Raio X. Prioritariamente, os serviços do Hospital do Bem são direcionados para a população dos  municípios que compõem a 3ª macrorregião de saúde do Estado. Os exames são feitos no Centro de Diagnóstico, também inaugurado no ano passado, e que funciona dentro das instalações do Complexo Hospitalar de Patos.
 

Comentários