• 14/03/2019
  • por Resenha Politika

Saúde Pública

Hospital do Bem recebe habilitação do Ministério da Saúde em serviço de oncologia

Hospital do Bem recebe habilitação do Ministério da Saúde em serviço de oncologia

O ministro Luiz Henrique Mandetta estará em Patos no próximo dia 25 para anunciar a habilitação pelo Ministério da Saúde do Hospital do Bem, unidade de assistência de alta complexidade em oncologia, que funciona do Complexo Hospitalar Janduhy Carneiro, na cidade de Patos.

 

A habilitação garantirá que a unidade passe a receber do Governo Federal o valor de R$ 5 milhões e 740 mil, anualmente, para o custeio dos serviços. Desde a inauguração até agora, a unidade vem sendo mantida, exclusivamente, com recursos próprios do Governo do Estado.

 

Para a secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras, este será um momento histórico na saúde pública da Paraíba. “Todos nós sabemos o quanto foi desafiador para o Governo do Estado implantar um serviço de oncologia na região do sertão”, ressaltou.

 

A secretária fez um agradecimento, em especial, ao empenho da bancada federal por ter colocado o tema em pauta no governo federal. “Agora, a gente se sente muito feliz e gratificada pela oportunidade do governador João Azevedo proporcionar aos paraibanos um serviço habilitado, o que é um marco para a saúde pública da Paraíba na política de atenção oncológica”, comemorou.

 

Hospital do Bem foi inaugurado em setembro de 2018 e atende casos de câncer de próstata, mama, colo de útero e pele, ofertando serviços ambulatoriais, quimioterapia e cirurgia, além de diversos exames de ultrassonografia com Doppler, tomografia, endoscopia, eletrocardiograma, exames laboratoriais e Raio X, além de ressonância magnética e cintilografia óssea, esses últimos terceirizados, mas custeados com recursos do SUS, via Hospital do Bem.

Comentários