• 28/12/2021
  • por Resenha Politika

Hospital-escola da UFCG, HUJB lança campanha para reforçar missão de ensino, pesquisa e extensão

Hospital-escola da UFCG, HUJB lança campanha para reforçar missão de ensino, pesquisa e extensão

O Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) inicia nesta segunda-feira (27/12/2021) oficialmente a campanha "hospital-escola que ensina e transforma o cuidar".

O objetivo da campanha é mostrar a sociedade que a instituição não é somente um "hospital infantil" (referência utilizada pela comunidade) e sim um ambiente voltado, principalmente, aos serviços de apoio ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação em saúde pública, associado à assistência em saúde de qualidade.

A ação da campanha institucional esclarece a visão do Hospital-escola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que é "ser referência regional no ensino e na pesquisa para formação profissional qualificada e produção de conhecimento científico, na assistência de excelência e na gestão eficiente, com foco na sustentabilidade, transparência e resultados" cujo propósito é "ensinar para transformar o cuidar" .

Em 2022, peças publicitárias, ações e notícias estarão sendo divulgadas nas redes sociais do HUJB evidenciando o compromisso da instituição com o ensino, pesquisa e extensão.

Localizado em Cajazeiras, o HUJB tem sido campo para estágios, visitas técnicas, pesquisas e atividades teórico-práticas dos estudantes de graduação, pós-graduação e de ensino técnico. 

A instituição oferece serviços de saúde de pequena e média  complexidade (ambulatorial e hospitalar) em várias especialidades. São ofertadas consultas especializadas, além de cirurgias eletivas e exames.

Os hospitais universitários são centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área de saúde. Também chamados de hospitais de ensino ou hospitais-escola, os HUs visam a atuar no aperfeiçoamento da formação dos alunos da área de saúde ao mesmo tempo em que oferecem atendimento especializado à população.

Sobre Rede Ebserh – O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 Hospitais Universitários Federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Por Elthon Ribeiro - Jornalista HUJB-UFCG/Ebserh

Comentários